segunda-feira, 6 de abril de 2009

A vez do Planejamento

Quando pesquisamos os maiores cases de sucesso da propaganda mundial, nos deparamos com campanhas publicitárias muito criativas, que mudaram a história de marcas e chegaram a salvá-las de um destino cruel. Mas isso, não partiu somente da ideia fantástica de um criativo. Começou lá... no planejamento.

O profissional de Planejamento dentro de uma agência é responsável pela criação do plano de comunicação, estudando o mercado atual, a concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais e microambientais, etc. Tudo isso para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, a Gillette, que no Brasil detinha cerca de 97% do mercado de lâminas de barbear, em vez de batalhar para ganhar os outros 3% de outras marcas e dos barbeadores elétricos, chegou à conclusão que seria mais fácil e lucrativo aumentar a freqüência com que os homens faziam a barba, especialmente nos meses de inverno, o que aumentou sua produção de lâminas em cerca de 30%.

Outro caso é o da Brastemp. Eles conseguiram transformar a marca em sinônimo de qualidade, ao criar uma campanha em que o tema central era a mulher dizer que o marido, por exemplo, comprara uma geladeira que era boazinha, mas não era nenhuma Brastemp. E assim com os outros produtos da sua linha.

Estes são apenas alguns exemplos de campanhas muito criativas - que começaram no planejamento. Pois foi o planejamento que deu asas à criação de peças marcantes, memoráveis, históricas, abrindo o horizonte da criação.

Um planejamento criativo é o estopim para a criação de campanhas exclusivas e inesquecíveis. E a condição indispensável para a criação igualmente criativa.

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