quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ousadia: Você que faz o seu mercado!

Por Luanne Reis - Redatora da Six on Mídia

Com certeza você já deve ter visto aquele filme do peixinho Nemo, né? Mas não deve ter dado muita importância para a ousadia do peixinho aleijado em driblar o pai e fugir maré abaixo. Tá certo que ele foi capturado e foi parar num aquário obrigando o pobre pai a procurá-lo na imensidão azul desvairadamente. Mas pelo menos deixou a lição de ousadia para os que assistiram e não se ligaram a apenas rir com a Dori. Quem tem ousadia num mercado tão acirrado quanto o nosso se destacará dos outros peixes na imensidão azul, como o Nemo.

Tá, eu sei que é difícil começar. Mas... não é impossível. E todo mundo fala que, principalmente em agências de comunicação, o que vale não é nem o conhecimento ou mesmo a determinação. O que vale mesmo é você ter algum “tubarão” dentro da agência. Aquele tubarão que o pai do Nemo encontra em seu caminho.

Bem, isso realmente conta muito na hora de uma escolha, mesmo à contra gosto.

Não aprovo essa idéia. Eu ficaria super chateada comigo mesma se começasse a trabalhar só por uma indicação de um pai, mãe ou tio. E o meu valor de mercado, onde está? No fundo do estômago da baleia que engole o pobre peixinho Nemo?

Tá certo, vale tudo por aprendizado, mesmo que seja através de indicações. Mas aí devo, a meu ver, explicar uma simples e sutil diferença entre “Peixada” e Influências Positivas.

Bem, peixada é quando você trabalha somente por ser filho ou sobrinho de fulano de tal e não é percebido o seu valor, o seu conhecimento ou o seu esforço (Aff, você ainda toparia isso?). Influência positiva é quando seu pai ou seu tio (seja lá quem for) o indica por que sabe que entre suas características gritantes estão a determinação e o sede incessante de conhecimento, através da prática e da experiência dos mais antigos.

É. O mercado não é fácil, principalmente para nós, iniciantes. Mas se não tivermos ousadia (vulgo “cara de pau”) não vamos dar um passo à frente. O Nemo deu à cara a tapa e acabou a história feliz, sorridente e com uma experiência sem tamanho.

Lembre-se também que sua vida profissional está aliada a sua faculdade. O profissionalismo não se desenvolve só quando você está em “campo” ou agindo. Ele está em constante movimento desde o seu primeiro dia de aula.

Agora, fica à seu critério: Ou você começa a ser um profissional quando sair da faculdade (o que resultaria em excessivas perdas de oportunidade) ou começa uma vida acadêmica muito bem elaborada, movimenta sua facul (positivamente, claro) e sai de lá conhecido por todos como o carinha – ou mocinha - louco que vai bombar o mercado. Ah! O Nemo fez a imensidão azul e milhões de pessoas no cinema se comoverem com sua história. Isso que é ousadia!

Meu conselho: Comece sua vida profissional na faculdade... mas não deixe de zoar por lá! Serão os melhores anos de sua vida, acredite! E aplausos para o Nemo!

2 COMENTÁRIOS:

João Paulo Guimarães disse...

Primeiro comentario tinha de ser do enfezadinho do oceano.hehehehe.
Parabens pelo novo blog e pela iniciativa da agencia em tempos e num mercado tão dificl como o nosso.
Abraços a todos

Renato Scerni disse...

Mandou Bem!
Ousadia é a palavra da vez.

Postar um comentário

Veja Também with Thumbnails