quarta-feira, 8 de abril de 2009

Patrão versus Empregado


Por Keila Cabral - Produção Gráfica e Administração da Six on Mídia

Olá. Inauguro minha coluna aqui no Blog da Six falando primeiramente da grande satisfação em ter esse espaço para expressar minha opinião e colocar alguns assuntos em discussão. Espero que você acompanhe e goste dos temas que irei abordar, dê sugestões, critique, alivie essa dor que paira sobre seu peito, enfim, o espaço aqui é aberto para discussão. O próprio slogan fala que é pra colocar a boca no trombone. Hoje, eu tô colocando pela primeira vez. E já tô adorando.

Bom, então vamos ao que interessa. Meu primeiro tema a abordar é sobre a relação entre patrão e empregado, não só nas agências, mas nas empresas em geral.

Como sabemos, e não é de hoje, essa é uma das relações mais difíceis existentes dentro de uma empresa. É como um casamento. Ambos têm direitos e deveres a cumprir, mas nem sempre o fazem, ou, quando é pior, não fazem e culpam o outro. Aí o desgaste aumenta gerando o conflito e em muitos casos, a separação.

A relação entre patrão e empregado deve ser de união, companheirismo, parceria e não de competição. Patrão versus Empregado é o que menos se deseja que aconteça numa organização, mas infelizmente é o que mais se vê.

Existem milhares de empresas não só aqui mais também fora do Brasil que trabalham com programas de incentivos aos seus funcionários para que a empresa vá bem, evolua de forma produtiva, fazendo com que os dois lados fiquem bem harmonicamente.

Algumas empresas dispõem de vários programas para estimular seus empregados tais como aulas de ginástica, yoga, alongamento, almoço balanceado, descanço após o almoço, a famosa soneca. Dentro do trabalho também existem artifícios para fazer com que os funcionários se sintam na hora do expediente. Sei que é uma realidade muito distante da nossa, mas vale como exemplo a ser seguido para um futuro bem próximo.

Assim, o funcionário se sente valorizado onde trabalha, tem estímulos para crescer e ser visto, faz com que até algumas de suas idéias sejam aceitas pelos patrões. Existem patrões que aceitam inovações vindas dos seus funcionários, quando eles (os patrões) deixam o relacionamento patrão X empregado ser uma coisa mais light.

Sinceramente, todas as empresas quaisquer que fossem deveriam ser assim com seus empregados e não tratá–los de forma exploradora como vemos milhares por aí todos os dias, onde existem patrões que chegam e não dizem ao menos um “Bom Dia” ao seu empregado. Será que ele não sabe que sem o seu funcionário a empresa dele não caminha?

Diga–se de passagem, que tem locais onde se trabalha demais e recebe de menos, só para piorar a vida do pobre trabalhador que batalha todos os dias para colocar a comida na mesa para sua família.

Por isso, se você fez uma faculdade, ou um curso que seja graduado ou até mesmo um curso profissionalizante e na empresa onde você trabalha não lhe dão o devido valor, busque outros meios de se promover. Faça valer o que você tanto sonhou, mas é claro faça tudo na medida certa, estude as possibilidades de criar um negócio só seu quem sabe, ou com sócios que lhe sejam confiáveis.

Aos que não sabem, a Six on Mídia nasceu de muitas frustrações nos nossos trabalhos anteriores. Daí partiu o desejo e força de vontade de criar um negócio e uma responsabilidade só nossa.

Um conselho meu é: Nunca deixe de superar a si mesmo!

Até o próximo artigo e não deixa de colocar a boca no nosso trombone.

2 COMENTÁRIOS:

roberta meninéa disse...

realmente a relação patrão empregado é complicada em muitos casos...
os mais autoritarios são os que mais perdem ao meu ponto de vista, pois seus funcionarios se sentem menosprezados e por isso a execução de seu serviço nunca é o melhor que ele pode exercer.agente sempre pode um pouco mais.
Com um elogio, uma recompensa ao final do mes enfim... algo que deixe o funcionário valorizado esse papel é fundamental ao patrão.
muito bom esse artigo PARABÉNS

Tatiane Sabrina disse...

A relação entre empregado e empregador .. relamente como fala nossa amiga keila e um casamento... Mas tem muitas empresas que se adptaram a um perfil conservador e assim fica meio dificil tipo colocar na cabeças desses patões que isso seria uam boa para a empresa... Mas as tentativas da equipe de gestão de pessoas acho que não deixa a desejar... As empresas tem que ver que 1° se educa seu profissional para depois joga-lo ao mercado... ou seja como vou educar uma pessoas se a minha educação como patrão deixa a desejar... complicado.. mas não impossivel... bom pra terminar quero dizer que adorei a artigo.. ta de parabens...

Postar um comentário

Veja Também with Thumbnails