segunda-feira, 13 de abril de 2009

Polêmica 1: Cliente x Agência


Por Thiago Amaral - Criação da Six on Mídia

Com um sonoro ÉGUAAAA, eu falo que finalmente chegou a minha vez de colocar a boca no trombone. É... Só faltava eu, a criação escrever um artigo. Afinal, quem disse que a criação não sabe escrever? Só sou um pouco disléxico, vesgo, tenho um parafuso a menos (ou a mais?), mas isso faz parte da vida né?! Coisas de um homem que foi tirado a fórceps do ventre da mãe para vir a este mundo maluco. Eu não queria vir ao mundo, mas fazer o que né?! Nem tudo nessa vida é como queremos, lá estou eu escrevendo um artigo para um bando de anormais (entenda-se publicitários) iguais a mim. E enquanto escrevo, vou dando pausas para ir ao banheiro, pois exagerei no chocolate caseiro neste Domingo de Páscoa. E ainda dizem que Activia regula nosso intestino.

Bom, quem me conhece sabe que adoro polemizar. Portanto, no início, meus artigos ficarão em volta das polêmicas que rondam o purgatório da Comunicação. Inclusive, a primeira é sobre a relação entre agência e cliente. Então, vamos começar logo porque a barriga já tá avisando que eu tenho que visitar o banheiro pela 74ª vez hoje. Avante tropa!

É notável que mesmo com a crise pop star lá fora, o mercado publicitário está aquecido e mais do que nunca, as empresas precisam da mídia para escaparem da guilhotina. Ponto para a Comunicação! Uma prova disso é a publicidade na internet que a cada ano ganha uma fatia maior no bolo publicitário. E como este mercado não pára de crescer, mais agências surgirão no mundo online para participar dessa festa no apê.

E o pobre mortal aqui com dor de barriga começa a se perguntar: Para onde vai toda essa gente? Existe demanda pra todo mundo? Como as agências estão se planejando? E os clientes?

Não preciso repetir que vivemos num mundo de doido, onde tudo é pra semana passada (e não mais pra ontem), a correria é nosso hobbie, e do nada surgem necessidades de novas ideias para campanhas salva-vidas. E no meio dessa loucura, existem pessoas com expectativas diferentes, é claro!

De um lado, o cliente espera soluções para problemas, trabalhos maravilhosos e campanhas fantásticas. Do outro, as agências, que a cada dia tem que sobreviver com verbas cada vez mais minúsculas. Tudo isso, sem desgrudar o olho da concorrência, e atender suas contas perfeitamente. Tem cliente achando que somos super-heróis com super poderes.

Aí começa a Terceira Guerra Mundial, com o que o cliente espera e o que a agência pode oferecer. Até o ponto de ambos os lados ficarem de saco cheio com a convivência e pedirem o divórcio com a desculpa de “necessidade de novos ares”.

Para mim, muitas causas são responsáveis por isso. Como dissemos aqui no começo do blog, o mercado publicitário aqui em Belém é muito fechado. Recebemos muitas reclamações de estudantes que não tem a oportunidade de mostrar seu potencial numa agência. Tem uma galera nova e talentosa nas faculdades, gente!

Outro fato que destaco aqui é a falta de ousadia das agências. A maioria acaba caindo na zona de conforto que é apostar na mesma fórmula de sucesso dos outros. Assim o mercado não evolui mesmo! Isso sem falar nos pseudo-publicitários que estão aos montes por aí. Mas isso é assunto para outro artigo.

Enfim, enquanto não houver pessoas capazes de inovar, de ousar ou mesmo saber quando não ousar, cada vez mais teremos profissionais angustiados e insatisfeitos, resultando em trabalhos ruins, como os que vemos por aí todos os dias e que são comemorados como se fossem o prêmio máximo em Cannes.

Recado dado, agora tô indo visitar o banheiro mais uma vez. Maldito chocolate caseiro! Hehehe. Um abraço. Fui!

3 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

bom esse negocio de derrame rabial que vc teve , ja deveria ter feito propaganda contra esse chocolate que vc comeu.. huahauahua
bom eh complicado mesmo a publicidade no meio dessa crise, mais onde não tem anuncio, exposição, midia, não se invete, se vende menos.
oq sempre achei que vai fazer a diferença nesse mercado é a deferença, é o novo como vc disse, tem que inovar...

bjão

parabéns pelo post adorei..

já espero o seu próximo

Laila disse...

Nossa Thiago, como vc escreve bem... ñ há erros gramaticais e nem de sintaxe... Parece até q uma pessoa muito sábia revisou esse texto antes dele ser postado aki...kkkk

brincadeiraaaaaaaaa

Gostei do contexto vc está certissímo meu querido, existem muitos universitários se perdendo por ai por falta de oportunidades.

Anônimo disse...

Faço minhas as apalavras do Thiago..
estou no sexto semestre e ainda não estagiei(se algume souber de uma vaga comunica hehe), e mais da metade da minha turma tbm não, claro que alguns por desinteresse mesmo, mas e os que querem??? E alguns ainda dizem que conseguir estágio em criação é fácil(minha área)... mas não é por isso que nós devemos nos acomodar, é mostrando sua cara que vão te conhecer.
Bom é isso.

Abraço á galera da six, e pro meu amigo Thiago(criação),colega dos tempos do ensino fundamental. E lá se Vão 7 anos hehe

valeu .!!

Postar um comentário

Veja Também with Thumbnails