sexta-feira, 10 de abril de 2009

A mente criativa de um publicitário viciado em TV


Por Bayron Alencar - Arte e Designer da Six on Mídia

Este artigo é inspirado na vida sofrida de uns publicitários perturbados das idéias e um viciado em Televisão, numa madrugada daquelas de criação de uma campanha para um cliente.

BOM DIA PARÁ, BOM DIA BRASIL, boa tarde e boa noite, escrevo hoje, lembrando que eu não sou o redator da agência tá! O importante é que você goste de ler nossos artigos, nos visitando constantemente e possa opinar, comentar, sugerir, esculachar, polemizar, mas precisamos ver, ouvir, sentir, interagir com você, por isso mete a boca no trombone e fala... FALA QUE EU TE ESCUTO.

Parece MISSÃO IMPOSSÍVEL, mas é DURO DE MATAR todos os nossos anseios e angústias quando precisamos e devemos entregar uma campanha ao cliente, geralmente pra ontem! Por isso, publicitário não dorme. Temos que ficar até ALTAS HORAS batendo cabeça, fazendo uma VIAGEM À LUA, regado a cafeína pura, ou comendo pizza com guaraná. Não podemos dormir, nos deixar vencer pelo cansaço físico e mental, ficamos NO LIMITE. Porém, vamos até o fim em busca da melhor campanha de nossas vidas para entregar a este, que se mostra muito exigente, uma FERA FERIDA, cobra toda hora a sua campanha, liga para os coitados do atendimento exigindo o trabalho pronto, já que ele TA PAGAAAAAAAAANO. Ah, isso sim é vida inteligente na madrugada.

Definimos o mote da campanha com um conceito FANTÁSTICO, depois de um briefing detalhado que resultou num plano de comunicação SOBRENATURAL. As peças da campanha começam a surgir com uma "boneca" em papel almaço, lápis e borracha, as ideias fluem cada vez mais naturalmente. É a grande Campanha da década. Vamos ser os PROFISSIONAIS DO ANO! Já estamos sonhando no ALMOÇO COM AS ESTRELAS e o maior TI TI TI sobre a agência paraense que dá o que falar! SAI DE BAIXO que a Six on Mídia está chegando!

Quando revisamos o briefing novamente e percebemos que a verba é mínima. Tudo cai por terra, vamos redefinir o plano de comunicação. Os ASTROS da comunicação tiveram seus sonhos frustrados. Mas antes, um descanso para as nossas MENTES PERIGOSAS, um CINEMA EM CASA para aguçarmos O SEXTO SENTIDO que tem em cada um de nós. Aquele feeling que aparece assim de repente e faz RENASCER a ESPERANÇA de um prêmio BACANA e então voltamos à AÇÃO, à SENZALA do prazer, LERÊÊÊ LERÊ LERÊ LERÊ LERÊ.

Realmente, é uma CARGA PESADA. Temos que fazer CORUJÃO algumas vezes, mas PAGANDO BEM, QUE MAL TEM? Na verdade, é mais do que dinheiro. É POR AMOR ao que escolhemos fazer no mercado de trabalho. O ruim é quando o cliente não entende que todas as soluções criadas pela agência são para destacá-lo no mercado e diferenciá-lo dos seus concorrentes. Ele faz CARAS E BOCAS. Quer o seu comercial igual ao do concorrente, com a desculpa de que "se dá certo pra ele dará certo pra mim também", e começa a destilar o seu SUAVE VENENO: "TO PAGAAAAANO". Chegando ao extremo de nos mandar tomar nos ANOS DOURADOS. De fato, são LANCES DA VIDA!

Óh... QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?! Talvez a MÁRCIA GOLDSCHMIDT.

HOJE EM DIA, TUDO É POSSÍVEL na relação cliente x agência, só não pode virar CASOS DE FAMÍLIA. Isso tudo faz parte da vida do APRENDIZ de publicitário.

Porém, é muito melhor acreditar na ideia que levou uma madrugada inteira, para amanhã você se sentir melhor com os louros da vitória da campanha do cliente BARRA PESADA!

Por isso, seja sempre MAIS VOCÊ, CUSTE O QUE CUSTAR. O final tem que ser feliz e uma ZORRA TOTAL!

Um abraço e até o próximo artigo.

2 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

"para pela amanhã" não foi eu quem escreveeu... não tem o pela ^^

Anônimo disse...

Gostaria de deixar registrado a minha satisfação em saber que a nossa geração, de publicitários, e futuros publicitários estão começando a ter um novo olhar de mercado, uma visão empreendedora, enfim, tudo que o mercado publicitário paraense tava precisando. Por isso deixo aqui meus parabéns a toda a galera da Six por que é esse tipo de profissional que vai fazer diferença no futuro.

Abraço.

André Patrick

Postar um comentário

Veja Também with Thumbnails