quinta-feira, 7 de maio de 2009

Globo dá preferência a comerciais mais curtos


Os comerciais muito longos serão vistos com maior cautela pelo departamento comercial da Rede Globo. A emissora determinou, na última semana, que os comerciais veiculados durante o intervalo do Jornal Nacional e do Globo Esportes não podem ultrapassar o tempo de 60 segundos de duração. Em média, o tempo total de intervalo dessas atrações são dois minutos.

Apesar de ter sido comentada pela imprensa nesses últimos dias, a medida da emissora não é uma novidade. De acordo com o diretor geral de comercialização da Rede Globo, Willy Haas, a idéia de montar breaks mais enxutos nos intervalos de atrações mais dinâmicas foi implantada pela Globo desde a década de 60 - não como imposição, mas como uma sugestão para que a veiculação dos breaks ficasse mais leve e não atrapalhasse a qualidade da operação da emissora e nem a estratégia do anunciante.

De acordo com o executivo, a preferência predominante do mercado publicitário é pelo tradicional comercial de 30 segundos. Os filmes de maior duração aparecem esporadicamente, geralmente dentro de alguma estratégia especial para as agência e anunciantes. Nesses casos, a emissora admite que estudará os casos para ver se é possível aceitar uma exibição "fora do padrão".

Além dos intervalos desses telejornais, a emissora não declarou se a regra limite de 60 segundos valerá também para os demais produtos de sua grade, mas esclarece que, em geral, filmes muitos longos não são a preferência dos publicitários. Haas também explica que toda a política estabelecida pelo departamento comercial da Rede Globo está relatada nos materiais de comunicação enviado por ela às agências e aos anunciantes.

Fonte: meio&mensagem

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