O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais notificou nesta terça-feira (22/06) à Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV), gestora da marca Skol, que retire do ar, de imediato, a campanha publicitária intitulada de "Hermanos", aonde um homem, vestido com a camisa da seleção argentina de futebol, ao abrir uma lata de cerveja, é chamado de "maricón".
Para a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) a propaganda da Skol possui caráter discriminatório e ofensivo. O órgão acrescenta que a própria Constituição Brasileira, em seu artigo 5º, que garante aos estrangeiros residentes no país igualdade perante a lei e respeito aos seus direitos, sem distinção de qualquer natureza.
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária também diz que "nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade". O MPF considera ainda que o termo "maricón" evidente na campanha da AMBEV possui caráter discriminatório por apresentar cunho homofóbico que também no léxico hispânico, significa homem efeminado, maricona, medroso e covarde.
A manifestação foi representada por um cidadão argentino residente em Belo Horizonte que se sentiu ofendido e procurou o Ministério Público. Segundo a AMBEV, a propaganda mencionada pelo MPF deixou de ser veiculada no último dia 14/06, quando foi substituída, por uma estratégia de marketing da companhia, pela campanha "Uma festa entre velhinhos".
Para a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) a propaganda da Skol possui caráter discriminatório e ofensivo. O órgão acrescenta que a própria Constituição Brasileira, em seu artigo 5º, que garante aos estrangeiros residentes no país igualdade perante a lei e respeito aos seus direitos, sem distinção de qualquer natureza.
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária também diz que "nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade". O MPF considera ainda que o termo "maricón" evidente na campanha da AMBEV possui caráter discriminatório por apresentar cunho homofóbico que também no léxico hispânico, significa homem efeminado, maricona, medroso e covarde.
A manifestação foi representada por um cidadão argentino residente em Belo Horizonte que se sentiu ofendido e procurou o Ministério Público. Segundo a AMBEV, a propaganda mencionada pelo MPF deixou de ser veiculada no último dia 14/06, quando foi substituída, por uma estratégia de marketing da companhia, pela campanha "Uma festa entre velhinhos".
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