O anúncio diz: “O tsunami matou 100 vezes mais pessoas que o 11/9. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite-o. Preserve-o.”
Não precisa de muito esforço para perceber que a peça é, no mínimo, de extremo mau gosto e às vésperas de se completar oito anos desde a tragédia é também muito inoportuno. Sem contar que até que estudos provem o contrário, tsunamis são provocados por fenômenos geológicos naturais e nada comprova que sejam consequência de desmatamentos ou extinção da vida selvagem.
Esta desastrosa obra causou tanto constrangimento, que o próprio WWF divulgou uma nota onde deixa claro que não aprovou a campanha dizendo “O WWF condena veementemente este anúncio ofensivo e de mau gosto e não autorizou sua produção ou publicação. (…) Nunca deveria ter visto a luz do dia.”
A DM9DDB também se pronunciou pedindo desculpas:
"O anúncio Tsunami criado para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência".
Michael Bloomberg, poderoso empresário da comunicação, também aproveitou a onda para criticar a DM9DDB e, em ação conjunta com o FBI, teria entrado em contato Sergio Valente, dono da agência brasileira, pedindo explicações sobre o anúncio.
A WWF Internacional também condenou veemente o material e considerou a publicação "ofensiva e de mau gosto".
"É do nosso entendimento que este era um conceito oferecido por uma agência de publicidade estrangeira, no Brasil. O conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e nunca deveria ter sido visto à luz do dia", declarou a WWF Internacional, em nota oficial.
Segundo a publicação Meio e Mensagem, a agência chegou a inscrever o filme no Festival de Cannes.
Em seu site, a DM9DDB pediu desculpas pelo ocorrido. Sérgio Valente reconheceu nesta quinta-feira (3) que o anúncio e o filme "jamais deveriam ter sido aprovados por alguém" na agência.
"Em nome da DDB Brasil, reafirmo que esses anúncios não refletem a posição nem o pensamento da Agência no que diz respeito aos acontecimentos do 11 de setembro. Ao cliente e a todos que se sentiram direta ou indiretamente ofendidos por essa campanha, em meu nome e em nome da Agência, peço as mais sinceras desculpas", finalizou Valente.
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