segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bombril | Sujeira, não. Bombril é a solução


A WMcCann assina anúncio para Bombril. O ator Carlos Moreno interpreta cada um dos principais candidatos à presidência nas Eleições 2010.

Vestido e caracterizado de Dilma Rousseff, Plínio Arruda Sampaio, José Serra e Marina Silva, o garoto Bombril diz: "Pesquisas apontam: 1001% dos brasileiros preferem Bombril".

O anúncio começou a ser veiculado no dia 25 de setembro nas revistas semanais. Também terá veiculação, a partir do dia 29, próximo à data das eleições.

A assinatura do anúncio conclui: “Sujeira, não. Bombril é a solução. Para um Brasil limpinho, vote Bombril.”

Nissan Livina 2011 | Pense num Nissan


O Nissan Livina 2011 faz sua campanha de estreia com um comercial bem polêmico criado pela Lew´Lara\TBWA. Como parte da estratégia de lançamento, o comercial somente no canal oficial do anunciante no YouTube e, em pouco mais de dois dias no ar, teve quase 80 mil exibições.

Veiculado também em TV aberta e em TV por assinatura, o filme apresenta o conceito "A Nissan tem um jeito inovador de pensar um carro de família. Pense num Nissan" e usa o humor para alfinetar marcas concorrentes. O objetivo do anunciante é assumir posicionamento mais audacioso na comunicação.

Na peça, diferentes personagens tentam acertar um alvo e derrubar representantes de três marcas concorrentes (GM, Honda e Fiat), respectivamente, em poços com tubarão, em chamas e com água fervente.


Nike | BOOM


Preparando-se para entrar com tudo na nova temporada de alguns dos maiores campeonatos esportivos, a Nike e a W+K lançaram uma campanha focada nos diferentes esportes em que a marca está presente, onde faz algumas brincadeiras em torno de momentos apropriados para se dizer “BOOM”.

Alguns dos maiores atletas e treinadores dos mais variados esportes, incluindo Adrian Peterson, Robinson Cano, Serena Williams, Manny Pacquiao, Bo Jackson e Nick Saban, aparecem nessa série hilária de spots de 15 segundos, contando também com times universitários e algumas celebridades. Vale a pena conferir. A produção é da Smuggler, com direção de Brian Beletic e efeitos da The Mill.

Skol | Um por todos, todos por uma


A produção do novo comercial da SKOL criado pela F/Nazca S&S é de primeira!

A ideia é retratar momentos divertidos e inusitados entre amigos. Esta é a linha da nova comunicação da marca. Com a assinatura “Um por todos, todos por uma”, a intenção é resgatar diferentes momentos entre amigos, ao lado da cerveja. Além do filme “Navio”, a campanha tem spots para rádio e ações interativas na web.

A produção é da Hungry Man, com direção de Carlão Busato.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DOL | Conteúdo para quem tem conteúdo

Conteúdo para quem quer ter conteúdo e deseja estar sempre na frente. Com inovação e o que há de mais moderno em tecnologia da informação e convergência digital no Pará, o portal Diário On Line (DOL), mais novo veículo do grupo RBA, foi lançado ontem em Belém e já nasce como o maior portal da região Norte com média de 1,7 milhão de acessos/mês.

No DOL, há canais de música, entretenimento e jogos e o usuário, além de poder criar uma página pessoal, poderá interagir através das redes sociais (Flickr, Facebook, Twitter, etc.).

O portal traz ao mercado a conectividade, acessibilidade e a integração da informação, trazendo uma nova oportunidade de investimento para o mercado publicitário já que anunciantes e agências ainda engatinham na utilização da mídia on-line no norte do país.

O Diário Online conta com o que há de mais avançado em tecnologia no mercado nacional. O portal trabalha com um padrão novo, o HTML 5, que ainda está sendo desenvolvido, mas já faz parte desse produto. O projeto gráfico foi desenvolvido para ser moderno, com conteúdo organizado de modo a facilitar a navegação, unindo informação e entretenimento.

O projeto digital foi desenvolvido pela Comtato Digital, os vídeos e a festa de lançamento pela Gamma Comunicação e a marca e a campanha de divulgação, além da tecnologia 3D pela agência Verve.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Devassa | Alô Paris Hilton


A cerveja Devassa Bem Loura agora lança o Alô Paris Hilton. Basta discar o número 0800 773 0002, digitar o código impresso em sua lata ou garrafa da cerveja e ganhar prêmios. Ao ligar, se quem atender for Paris Hilton, você ganha na hora um smartphone e ainda concorre ao grande prêmio: um final de semana em Los Angeles para conhecer a Paris Hilton com direito a quatro acompanhantes.

Abaixo o filme da ação, veja mais no site da promoção.


Camisa Nova | Galvão, contrata eu!


Sentindo falta de algo que fale diretamente com os novatos da propaganda, dois publicitários decidiram criar uma fanzine chamada Camisa Nova. O objetivo é ajudar o pessoal que tá começando na área, tirar dúvidas, divulgar eventos e cursos e divertir também. Sempre olhando para o mercado de Belém do Pará.

Nessa edição inaugural, a revista está falando de pessoas que criaram oportunidades de chamar a atenção no mercado para o seu trabalho. Vale a pena dar uma conferida porque tá muito bacana! Clique aqui e passe o pano no Camisa Nova.

EA Sports FIFA 11 | We Are 11


Kaká, Karim Benzema, Wayne Rooney, Ozil, Giorgio Chiellini e Iniesta, todos juntos no novo comercial da EA Sports promovendo o FIFA 11.

“We are 11″ é criação da Wieden+Kennedy Amsterdam, e mostra os jogadores competindo entre si e outros gamers, jogando FIFA 11 em uma tela gigante. O objetivo é mostrar como os gamers podem se conectar entre si para jogar online. Com 2 minutos de duração, o vídeo foi lançado sexta-feira no Facebook e também na TV, durante o jogo do Manchester United e Liverpool, no Sky Sports.

A campanha parece seguir o sucesso de “How Big Football Can Get?“, lançado no ano passado.


Syphilis Sucks! | Gosto da vida, não à sífilis


Muitas pessoas acham que não há necessidade do uso de camisinha ao fazer sexo oral, mas não é bem assim que as coisas funcionam, algumas DSTs podem ser transmitidas dessa maneira, principalmente a Sífilis.

Para comunicar isso a RIVE criou uma ação inusitada, onde ao invés de chocar eles foram para um lado mais leve e brincalhão. Seguindo o conceito “Taste life, not syphilis”, diversos displays com pirulitos foram feitos e ao retirar um a pessoa tinha uma surpresa, o pirulito na verdade era uma camisinha, acompanhada da seguinte frase: “Syphilis sucks!”. No inglês, ’suck’ (chupar) também pode significar que tal coisa é uma porcaria.

A criação é da Luvi Ogilvy.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Toyota Auris HSD | A tecnologia que regenera a energia


A Toyota investe na tecnologia de Hybrid Synergy Drive® “puro híbrido” do novo Auris Hybrid Synergy Drive – HSD – que vai permitir ao condutor percorrer dois quilômetros com velocidade de até 50 Km/h no modo exclusivamente eléctrico (modo EV) gerando zero emissões de CO2 e de NOx.

Seu sistema híbrido combina um motor elétrico trabalhando em conjunto com o mesmo motor VVT-i do Toyota Prius, disponibilizando uma potência total de 136 cavalos. Seu ponto forte fica por conta de seu ótimo rendimento no consumo e emissão de gases poluentes.

O HSD Auris é uma parte fundamental do plano da Toyota para introduzir o seu completo híbrido gasolina-elétrico em tecnologia de powertrain. Toda a sua gama de modelos não início de 2020.


Tecnologia, energia híbrida, futuro e crianças. Basicamente esses elementos fazem a estratégia da nova campanha criada pela Saatchi & Saatchi da Itália, que já surge com um belo comercial de TV, chamado “Loop”, e que vocês conferem logo abaixo. A produção é da (h)films, com direção de Luca Pannese e Luca Lorenzini.


Resident Evil: Afterlife | A invasão zumbi em Madrid e pelo mundo


Se alguns meses atrás a moda era vampiro, quem promete invadir o cinema, a televisão e os livros são os zumbis. Com lançamento de Resident Evil: Afterlife nos cinemas, a moda deve chegar como uma verdadeira horda de mortos vivos sedentos por cérebros humanos.

Para esquentar o clima e divulgar o novo filme da série Resident Evil, a agência espanhola Bungalow 25 criou uma invasão zumbi em Madrid. Com braços espalhados e saindo dos bueiros, lojas e ônibus da cidade espanhola, foi difícil passar pelas ruas sem parar para olhar e fotografar a chegada dos zumbis.

O quarto filme da série chega estrelado (novamente) por Milla Jovovich, na pele de Alice, Ali Larter – como Claire – e Wentworth Miller no papel de Chris, em uma jornada para Los Angeles em busca de um lugar seguro.

Com lançamento previsto para o dia 17 de setembro no Brasil, Residente Evil: Afterlife é dirigido novamente por Paul W.S. Anderson e chega aos cinemas como o primeiro filme de zumbis em 3D. e iMAX.




DQ Vodka | Life Undiluted


Existem embalagens que destacam os produtos nas gôndolas, existem as que aumentam as vendas e, por último, aquelas que transformam o produto em um objeto de desejo, aspirado até por aqueles que não consomem o produto.

É o caso da vodka sueca DQ. Lançada em 2008 e vendida na categoria super premium, a bebida chega a custar 50 libras.

O preço que é justificado pelo seu visual. A garrafa da vodka é produzida por um dos melhores fabricantes de vidro da Europa e peças de metal, além de possuir um design futurista e luxuoso. Deixando de ser apenas uma bebida, para tornar-se um estilo de vida.

Bing Redu | Repensar, Refomar e Reconstruir a Educação


A Microsoft lançou semana passada um site com o objetivo de levar à população conhecimento sobre as escolas públicas americanas. Chamado de Redu, a campanha possui o slogan “Rethink/Reform/Rebuild Education”, em tradução livre, “Repensar, Refomar e Reconstruir a Educação”.

O site traz informações de escolas que oferecem trabalho voluntário e remunerado através de mapas, além de espaço para quem quiser fazer doações para as instituições.

Além disso, a plataforma oferece informações sobre questões que poderia melhorar a educação e a rotina das instituições, incentivando os estudantes a pedirem a autorização da escola para transformarem as paredes em manifestações artísticas, por exemplo. Há também um passo-a-passo para criar um jardim na escola que, de acordo com o site, permite aprender, conhecer, conservar e, além de tudo, exercitar a sustentabilidade.

Pensando em promover a nova plataforma online, a Microsoft e a galera da CAA Marketing lançaram um vídeo pra lá de bacana. Vale a pena conferir!


Promo Teaser | Prepare-se para expandir seu mundo


Está rolando na internet um promo teaser de um mega serviço relacionando à internet e social media que vai chegar em Belém e que promete revolucionar o mercado digital de comunicação. O teaser tem o título "Prepare-se para expandir seu mundo" reforça o conceito de que a web transforma o nosso mundo a cada momento. Veja o hotsite do promo teaser.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Prêmio Diário de Publicidade | Finalistas de Agosto


O Prêmio Diário de Publicidade apresentou seus seis finalistas do mês de Agosto nas suas duas categorias de premiação. Destaque para a agência DC3 que levou duas indicações na categoria Institucional com os anúncios da Facepa e da FIEPA em homenagem ao aniversário de 28 anos do jornal Diário do Pará. A SIM Comunicação também levou duas indicações, só que na categoria Varejo, com os anúncios da Montecarlo Citröen e da Mitsubishi Macom. A Norte Comunicação e a Griffo também foram indicadas ao prêmio.

Série Diário Enem 2010 | Sem dúvida, a melhor


O jornal Diário do Pará criou o Diário ENEM 2010, uma série para ajudar os estudantes que vão fazer o exame a tirar todas as dúvidas sobre a prova. São 21 fascículos gratuitos com dicas, curiosidades e resoluções de exercícios de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Atualidades. De 8 de setembro a 25 de outubro, às segundas, quartas e sextas, o fascículo vem anexado no jornal. Com patrocínio da Claro, a série terá o acompanhamento de um grupo de especialistas que vai orientar os leitores sobre o conteúdo do exame.

A campanha impressa foi criada pela Verve Comunicação e traz o título "Tem gente que vive com dúvida, mas chega de falar dos concorrentes, não é?". A produção do vídeo ficou por conta da 3D Produções.


Nike | O maior torneio de futebol de rua do mundo


A Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup) se aproxima. Amanhã serão conhecidas as seleções masculina e feminina que irão representar o Brasil no torneio, que terá a participação de 64 nações e vai rolar em Copacabana, no Rio, de 19 a 26 de setembro. O anúncio dos times será feito no Corinthians, numa coletiva de imprensa com o jogador Dentinho.

Enquanto isso, curta o vídeo oficial do evento, lançado pela NIKE e narrado por Carlinhos Brown e estrelado pela jogadora Michele Gomes da Silva, que se revelou para o futebol na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, passou pela Seleção Brasileira Sub-20 e hoje joga na Europa.


3º Salão Internacional de Humor da Amazônia | Ecologia no traço


Com objetivo de estimular o poder de síntese e a habilidade de mostrar um conceito sobre ecologia em apenas 60 segundos, o 3° Salão Internacional de Humor da Amazônia, abriu espaço para a inscrição de vídeos, que serão exibidos em mostra competitiva Minuto do Planeta, com premiação em dinheiro, durante a realização do evento, que acontecerá de 17 a 27 de setembro, com programações no Espaço São José Liberto e no Instituto de Artes do Pará.

Os interessados em participar da mostra competitiva devem enviar seus trabalhos, com duração de 01 (um) minuto, em qualquer formato digital, inéditos e produzidos no biênio 2009/2010, até dia 13 de setembro. Caso o vídeo não seja de nacionalidade brasileira, a legenda em português é obrigatória.

A tecnologia fica em segundo plano. A preocupação do júri centrará em torno da história e da mensagem dos vídeos. O Minuto do Planeta é um formato que privilegia novas mídias, com conteúdos dinâmicos produzidos a baixo custo. O regulamento pode ser acessado no site oficial do salão.

ESPN | Não é loucura, é esporte


A nova campanha da ESPN criada pela Wieden+Kennedy de Nova Iorque com o título “It’s Not Crazy, It’s Sports” (Não é loucura, é esporte) surge para mostrar que todos aqueles que são viciados e fãs incondicionais de algum esporte, acabam sendo vistos como malucos na percepção do resto do mundo. Mas a ESPN entende e aprecia isso tudo.

O novo comercial mostra a paixão com que acontece uma mobilização da Universidade de Mississippi (também conhecida como Ole Miss) para que fosse escolhido personagem Ackbar, do Star Wars, como sendo o novo mascote do time do lugar, chamado Ole Miss Rebels.






quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Arte Pará 2010 | A terra treme, treme terra


Encerraram-se ontem as inscrições do Salão Arte Pará 2010. O julgamento e escolha das obras que farão parte da exposição acontece nos dias 10 e 11 de setembro. Na véspera da abertura da exposição, dia 06 de outubro, será realizada a premiação dos artistas que tiveram suas obras selecionadas.

A 29º edição do Arte Pará acontece no dia 07 de outubro, no Museu do Estado do Pará (MEP), com a exposição dos trabalhos dos artistas selecionados pelo Salão e de obras de artistas convidados.

A marca deste ano foi desenvolvida pela Mendes Comunicação. As batidas marcadas nos equalizadores de som, as marcações dos raios do espectro solar na escala cromática visível e as batidas do coração também foram formas inspiradoras do desenho da marca que reforçam o conceito "A terra treme, treme terra".


Apple | iPad Orchestra


Uma das coisas mais legais do iPad são os aplicativos de música, que ficaram muito bons na grande tela do aparelho! A variedade de instrumentos é muito grande, e já tem muita gente fazendo música com o gadget da Apple, como o pessoal do iPad Orchestra.




Nokia N8 | Não importa a tecnologia, e sim o que você faz com ela


Fantástico o novo comercial promovendo a chegada do Nokia N8.

“It’s Not Technology, It’s What You Do With It.” tem como ideia mostrar que o novo celular é regado de tecnologia, porém o que importa é a criatividade com que você irá lidar com ele. O vídeo diz que o que impressiona a marca é o que as pessoas fazem com o seu smartphone, mostrando assim a criatividade de diversas pessoas com um N8 nas mãos.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Círio 2010 | As cores da fé


Há duas semanas, a TV Liberal está exibindo o filme da campanha do Círio 2010 com o título "Cores da fé". Produzido pela Imagem Produções, o filme apresenta imagens do Círio reveladas em efeito artístico. A trilha é “Círio de Paz”, do Grupo Quorum.

O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa Católica do Mundo e uma das mais tradicionais também, acontecendo todo segundo domingo de Outubro em Belém do Pará.


H2OH! | Incrivelmente leve


A leveza, característica central do DNA de H2OH! desde o seu lançamento, é o tema principal da sua nova campanha publicitária. Para marcar esse novo momento, a AlmapBBDO criou uma campanha divertida que destaca o atributo brincando com o próprio nome da marca. Todas as peças serão assinadas com a marca transformada numa exclamação de surpresa e encantamento das pessoas quando bebem o produto: “H2OOOOOOOOOOOOOOOH! Incrivelmente leve”.

A nova fase de comunicação da marca é também a maior campanha desde o lançamento de H2OH! há três anos atrás. Conta com um plano completo de meios para atingir o consumidor de diferentes maneiras. Em todas as peças, a marca explora visualmente a leveza de maneira divertida.


H2OH! foi a marca que inaugurou e revolucionou o mercado brasileiro de produtos com baixa gaseificação em setembro de 2006 e desde então, se mantém líder absoluta desse segmento com 72% de participação, segundo a última leitura da Nielsen de agosto de 2009. Essa liderança ocorre em todas as 7 áreas do país auditadas pelo instituto de pesquisa, sendo que na Grande São Paulo, a região mais representativa para esse mercado, H2OH! ultrapassa os 85% de market share.


Carrefour | Há 35 anos bons momentos começam aqui


O Carrefour comemora 35 anos e lança a campanha “Há 35 anos bons momentos começam aqui”. Toda a temática é dos anos 70, relembrando os consumidores do início da marca no Brasil. “A proposta é levar as pessoas para o ano de 1975”, de acordo com Theo Rocha, diretor de criação online da F/Nazca, agência responsável pela ação.

Dentro do hotsite “Carrefour 35 anos”, é feita uma promoção que premia com vale-compras para as melhores histórias que envolvem o Carrefour. Além de atualizarem o blog com momentos que marcaram as décadas e até uma ação no Orkut, onde é possível vivenciar a experiência de patinar dentro do supermercado.

Apesar da idade do Carrefour, o uso das ferramentas digitais torna-se muito presente e essencial para o funcionamento da ação, pois envolve as gerações antigas que compravam no supermercado desde o início da marca e as novas gerações que acabam se identificando com a marca. Abaixo, você confere o vídeo de um flashmob feito numa das lojas em comemoração aos 35 anos da rede.


Corona Extra | Experience The Extraordinary


A marca de cerveja Corona Extra está veiculando na Europa a sua mais nova campanha: Experience The Extraordinary.

A campanha, como o próprio nome sugere, vem para trazer o extraordinário para o mundo das pessoas comuns. Entre essas pessoas está Ercule, um simples taxista romano, que tem seu dia completamente alterado com a chegada de um táxi novo.

A campanha foi criada pela JWT. As demais histórias você confere no site da Corona Extra.

Veja alguns dos vídeos abaixo:



terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ping | A rede social da Apple


Além do anúncio da nova linha de iPods, iOS 4.1 para iPad e a nova Apple TV, a Apple anunciou a Ping, uma rede social de música.

Imagine que você mistura conceitos e ferramentas do Facebook e do Twitter, joga lá dentro o mastodôntico catálogo de músicas do iTunes, e bate tudo de uma vez até atingir o ponto. No Ping você pode seguir outros usuários do iTunes, incluindo artistas e amigos, para saber o que eles estão ouvindo. Com base nessas informações, cria rankings personalizados e sugere músicas para compra – prepare o seu cartão de crédito.


Você pode compartilhar vídeos, fotos, comentários e músicas – todas podendo ser comprados com apenas um clique. O Ping também mostra shows futuros, que acontecerão na sua cidade, com base no seu gosto musical.

O iTunes tem hoje 160 milhões de usuários e já vendeu mais de 11.7 bilhões de músicas.

Galaxy Tab | Mais possibilidades em movimento


Depois do teaser, a Samsung revelou o comercial que mostra muito mais de sua Galaxy Tab que entra no mercado para bater de frente com o iPad da Apple.

O Galaxy Tab roda Android 2.2 (o mais recente) e tem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas (600 x 1024 pontos), câmera de 3 megapixels com flash LED integrado, 3G, Wi-Fi, processador A8 (Cortex) de 1 GHz, GPS e capacidades multimídia, incluindo a reprodução de vídeos no formato DivX. O tablet da Samsung é compatível com Adobe Flash 10.1 e vem com o software Swype, para digitação de textos de forma mais rápida.


Segundo uma pesquisa feita pela Samsung e citada durante a apresentação do Galaxy Tab, 52% dos consumidores querem um tablet para estarem conectados em movimento, 90% querem e-mail móvel e 70% querem comunicações integradas no tablet. O Galaxy Tab, diferente do iPad, consegue fazer e receber ligações pela rede da operadora.


Havaianas Ipê | Vende-se uma mini-floresta


Para contribuir com os projetos socioambientais do Instituto IPÊ, a Havaianas colocou um site inteiro a venda.

Mas quem der o maior lance no leilão não leva uma URL e um monte de linhas de código, e sim uma caixa feita em madeira de reflorestamento com todos os elementos – reais – utilizados no cenário do site.

O leilão vai durar mais 19 dias, e atualmente está em R$ 802,50. A criação é da AlmapBBDO.

domingo, 5 de setembro de 2010

Nike Air Max 90 | Eu sou a regra


A Nike e a Foot Locker lançaram um novo comercial sob a campanha “I am the rules” estrelada pelos jogadores de futebol Andrei Arshavin, Marouane Chamakh e Stefano Okaka. Com criação da Wieden + Kennedy, de Londres, o objetivo do filme é divulgar novo tênis Air Max 90. Bem basicamente, "eu sou a regra" tenta transmitir a ideia de que o tênis combina com pessoas que ditam as regras, e não com quem apenas as seguem.

Tippex Experience | A hunter shoots a bear


Ação inovadora e muito bacana da Tippex. Uma ação simples no Youtube permite que você interaja com um urso que ataca seu acampamento e de um amigo. Ao invés de atirar, você tem a oportunidade de reescrever o final da história apenas digitando um verbo qualquer no título do vídeo.

Vale muito a pena conferir essa ação muito criativa! Depois comente aqui o achou.

Sport Club Internacional | Bicampeão da Libertadores


O Sport Club Internacional não para de comemorar a conquista do bicampeonato da Taça Libertadores da América. Após o anúncio de revista, agora o clube gaúcho lançou um comercial seguindo a mesma linha criativa. Vídeo muito bem feito. Criação da agência Novacentro.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Corinthians 100 anos | O mundo será preto e branco


Chegou a hora de dizer: parabéns, Corinthians! Nesta quarta-feira, 1º de setembro de 2010, o segundo clube mais popular do Brasil completa 100 anos. Ao lado daquela nação que chamam de Fiel, o Timão conquistou muitas glórias e deu ao país histórias lindas de paixão e amor à camisa alvinegra. E para comemorar, o clube lançou uma ação de marketing chamada Dia do Corinthians. A intenção do clube paulista é deixar o mundo preto e branco hoje. Em seu site oficial, o Timão convoca os alvinegros a celebrarem com camisas, bandeiras ou qualquer outro objeto que lembre o time.

O objetivo da campanha “Dia do Corinthians” é que todos os corintianos do mundo saiam de casa vestidos com as cores do clube. Se isso não for possível, que ao menos coloque uma bandeira no carro ou na janela de sua casa.

A comissão do centenário do Timão ainda fez outro pedido. Para que cada torcedor alvinegro soltasse um rojão quando o relógio marcasse meia-noite no dia 1º de setembro. No ano passado, no mesmo dia, houve uma espécie de teste dessa campanha e muitos corintianos vestiram preto e branco na ocasião.
Veja Também with Thumbnails