terça-feira, 29 de junho de 2010

Senac | Seja o mágico


É ótimo quando o meio que escolhemos para ser usado numa ação se encaixa perfeitamente com o produto/serviço que está sendo divulgado.

Um bom exemplo é essa criativa ação desenvolvida pela DPZ para promover o Curso de Técnicas de Mágica para Recreadores do Senac São Paulo, onde as portas automáticas deslizantes foram adesivadas com uma moça preparada para o clássico truque de magia de cortar uma mulher ao meio, e que ao ser acionadas davam “vida” ao truque, impactando as pessoas:

Bosch | Carne de dinossauro no supermercado


Muito criativa essa ação da BOSCH para promover a VitaFresh, uma nova tecnologia de refrigeração da empresa.


Pensando em mostrar a potência do negócio, a marca introduziu uma série de “partes” de dinossauros em bandeijinhas ao lado de outros produtos nos freezers dos supermercados. Com direito a etiqueta de preço e especificação da raça do animal, mostrando que mesmo após milhares de anos, aquela carne ainda estava fresca e pronta para comer.


As embalagens continham QR Codes que encaminhavam os mais curiosos para um website especialmente para falar sobre a VitaFresh, tecnologia de refrigeração que mantém fruta, verdura, peixe e carne até três vezes mais frescos que os refrigeradores habituais.



A ação rolou durante 6 dias, em 24 supermercados, atingindo cerca de 75.000 pessoas. Tudo foi documentado no vídeo acima. A criação é da DDB de Berlim.

Super Bonder | Cola até prédio


Para promover a cola Loctite Super Bonder, foi colocado um adesivo que simulava uma rachadura em um edifício com grande visibilidade, o que implica que ela foi fixada pelo produto. Criação da Peralta StrawBerry Frog, de São Paulo.

Coca-Cola | Garrafa de Alumínio


A Coca-Cola lança com exclusividade no Brasil, a garrafa de alumínio comemorativa para a Copa do Mundo 2010. A arte é assinada pelo estúdio Mopa, de Brasília, com a coordenação da agência JWT. A edição especial da garrafa de alumínio foi feita especialmente para o torcedor brasileiro, para que ele possa torcer pelo hexacampeonato no melhor estilo africano.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

MTV Networks | Black Ribbon Michael Jackson


Hoje, 25 de Junho, completou um ano da morte do rei do pop Michael Jackson. E entre as inúmeras homenagens a ele, destacamos essas duas peças da MTV criadas pela BBDO da Alemanha, onde mais uma vez a simplicidade se sobresai.


Nestlé | Ações da Copa do Mundo


A Nestlé, uma das patrocinadoras oficiais da Seleção Brasileira, armou uma série de ações inspiradas na Copa do Mundo, divulgando algumas das marcas de seu portfólio. O Nescau realiza a promoção "Sua turma é a seleção", criada pela JWT, na qual os consumidores do achocolatado em pó concorrem a mil kits com 11 camisetas da Seleção, além de duas participações de um treino de futebol da equipe que disputará a Copa. O produto também ganha cinco latas colecionáveis, desenhadas pela Future Brands e inspiradas nas conquistas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

O leite Ninho também terá latas especiais para o evento, divulgadas por material de ponto-de-venda. A ação, que também se baseia em cada um dos títulos brasileiros, foi elaborada pela WMcCann.

Outro produto que ganha embalagens diferenciadas durante a Copa é o Neston 3 Cereais. Em trabalho assinado pela B+G Designers, o logo do produto vira um estádio de futebol nas cores verde e amarela. A Neston também lança um concurso cultural que convida o consumidor a inventar maneiras de torcer pela Seleção, concorrendo a iPods e bolas de futebol. A ação, criada pela Publicis Brasil e pela F5, está disponível em um hotsite.

Completando as ações da empresa está a campanha “Chocolate neles, Brasil”, idealizada pela JWT para divulgar os Chocolates Nestlé. Além de divulgação dos produtos em TV e mídia impressa, o público poderá interagir com a marca pelo hotsite “Chocolovers”.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Prêmio Diário de Publicidade | Finalistas de Maio


Como nos dois meses anteriores, o Prêmio Diário de Publicidade apresentou seus finalistas do mês de Maio.

Parabéns a todos! :)

Kaiser | Novo e polêmico baixinho

Romário volta a campo como garoto-propaganda da Kaiser, marca da Cervejaria Heineken. O polêmico artilheiro aparece na nova campanha, criada pela Fischer+Fala e que entrou no ar no último dia 11, para contar como foi a experiência de dividir o quarto com ex-capitão e atual treinador da seleção brasileira de futebol Dunga, escalado para vigiar suas escapadas da concentração. Produção da Delicatessen Filmes.

Coca-Cola Zero | Ação em cinema espanhol

Desde que foi lançada, a Coca-Cola Zero, tem sido vendida como o “mesmo sabor, zero açúcar”. Tentando vencer o preconceito adquirido pelos refrigerantes light, que sempre foram mais amargos, a Coca Cola Zero insiste no posicionamento apesar das pessoas (mesmo bebendo), afirmarem que o gosto é diferente da bebida original.

Para mostrar que as duas têm o mesmo sabor, uma ação em um cinema da rede espanhola Yelmos, trocou a Coca Cola normal, pela Zero e só contou depois que as pessoas já haviam bebido. No vídeo você confere a reação das pessoas:

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Guaraná Antarctica | É Tudo Nosso


Com a Seleção Brasileira é assim: não existe regra para torcer. E foi justamente pra apoiar a festa na sua rua, as casas todas enfeitadas e sua cara pintada de verde-amarelo, que o Guaraná Antarctica criou este stop motion. Quadro a quadro, os objetos, as ilustrações e o grito do Guaraná Antarctica para a Seleção em 2010 se misturam, gerando uma energia para contagiar a Seleção. É tudo nosso.

Estrela | Volta, Ferrorama!


Após três dias, fãs do brinquedo Ferrorama terminam com louvor o desafio lançado pela Estrela e pela DM9DDB: percorrer os últimos 20 km do caminho à Catedral de Santiago de Compostela com 110 metros de trilho do Ferrorama sem deixar o trenzinho parar. O troféu: ter o brinquedo sucesso desde os anos 70 de volta ao mercado.

Diante de paisagens exuberantes e igrejas medievais, a prova de amor ao Ferrorama não foi brincadeira."Encaramos dias de chuva, vento e frio. Além de terrenos irregulares e ruas superestreitas. Tudo isso com apenas 110 metros de trilhos e duas tábuas de madeira para auxiliar nas partes quase impossíveis de se montar um trilho," afirma Markora, mentor da comunidade Volta Ferrorama do Orkut.

A ação exigiu um bom preparo físico dos participantes e um planejamento perfeito da ação. Toda a trajetória, que teve inicio no dia 7 de junho, pode ser conferida no site www.voltaferrorama.com.br, no facebook.com/voltaferrorama, no twitter.com/voltaferrorama, no flickr.com/voltaferrorama e por meio de uma interação em tempo real por vídeos e fotos com a ajuda de uma equipe que estava 100% ligada nos acontecimentos.




"Alcançamos por duas vezes o Trend Topics Brasil no Twitter com o termo #voltaferrorama," completa Fabio Seixas, Gerente de Projetos da DM9DDB. "Vamos cumprir o que prometemos: trazer o produto de volta às lojas brasileiras. Um protótipo do novo Ferrorama já foi confeccionado. Os consumidores encontrarão o famoso trenzinho nas lojas a partir de agosto", diz Carlos Tilkian, Presidente da Brinquedos Estrela.

Skol | Polêmico 'maricón'

O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais notificou nesta terça-feira (22/06) à Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV), gestora da marca Skol, que retire do ar, de imediato, a campanha publicitária intitulada de "Hermanos", aonde um homem, vestido com a camisa da seleção argentina de futebol, ao abrir uma lata de cerveja, é chamado de "maricón".

Para a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) a propaganda da Skol possui caráter discriminatório e ofensivo. O órgão acrescenta que a própria Constituição Brasileira, em seu artigo 5º, que garante aos estrangeiros residentes no país igualdade perante a lei e respeito aos seus direitos, sem distinção de qualquer natureza.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária também diz que "nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade". O MPF considera ainda que o termo "maricón" evidente na campanha da AMBEV possui caráter discriminatório por apresentar cunho homofóbico que também no léxico hispânico, significa homem efeminado, maricona, medroso e covarde.

A manifestação foi representada por um cidadão argentino residente em Belo Horizonte que se sentiu ofendido e procurou o Ministério Público. Segundo a AMBEV, a propaganda mencionada pelo MPF deixou de ser veiculada no último dia 14/06, quando foi substituída, por uma estratégia de marketing da companhia, pela campanha "Uma festa entre velhinhos".

terça-feira, 22 de junho de 2010

Diário do Pará | Escola Diário de Jornalismo


Estão abertas as inscrições para a Escola Diário de Jornalismo: um projeto do Diário do Pará voltado para os recém-formados e alunos do último ano do curso de jornalismo. Através de seleção pública, o jornal vai oferecer formação gratuita a quem quer ganhar prática e conhecer a redação de um jornal. Uma oportunidade única de ganhar experiência com profissionais renomados, além de ter acesso à palestras e oficinas exclusivas. Serão selecionados apenas 6 bolsistas. Poucos e Bons.

O Diário vai oferecer 3 meses de formação prática, com 300 horas de atividade, sob orientação de monitores que integram o quadro dos melhores profissionais do Diário. Ao final, será entregue certificado de participação.

Para se inscrever, o aluno do último ano ou recém-formado precisa escrever uma redação em até mil palavras, dizendo o porquê de querer participar desta Escola. Deve mandar anexo também, seu currículo para o email: escola@diariodopara.com.br.

Nike | #EndAIDS


Mais um filme da Nike em sua campanha "Escreva o Futuro". O assunto da vez agora é a Aids - que tem maior número de casos na África, e para falar sobre o problema e um possível solução, nada melhor que um dos principais jogadores do continente africano, Didier Drogba. O filme fala sobre a campanha Lace Up. Save Lives, parceria da marca com a fundação (RED)™.

Greenpeace | Queimadas

Nova campanha do Greenpeace da Austrália. Agora, o grupo ambientalista explorou a Copa do Mundo com essa animação abaixo, que afirma: "A cada dois segundos uma área de floresta do tamanho de um campo de futebol está sendo cortada". O filme mostra árvores com cabeça de fósforo que cobre um campo de futebol. Elas estão em chamas, e as chamas engolfam o objetivo.

Nike | Write The Future

Em Joanesburgo, um painel gigante de LED foi instalado no edifício Life Center lançando mais uma ação da Nike, que faz parte da campanha “Write the Future” para a Copa do Mundo 2010. Todos os dias, as frases mais legais e os jogadores mais votados irão estrelar no tal painel. Utilizando a hashtag #NikeFuture ou através de um aplicativo do Facebook, todos estão convidados a participar.

Essa interação de uma ação de marketing sendo apoiada por diferentes mídias só nos mostra que a Nike é uma empresa de visão, que acompanha o que acontece no mundo e está sempre presente no cotidiano de seus consumidores.

Quer ver sua mensagem no mundo todo? Vá até o Facebook “Nike! Write the future”, ou mande sua mensagem para o Twitter @nikefuture e participe!


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Campanha do Agasalho 2010 | Quanto mais gente, mais quente

A Campanha do Agasalho 2010, com filmes criados pela agência DPZ e produzidos pela O2 Filmes foi contagiada pelo clima do Mundial de Futebol.

Os dois filmes da Campanha – Torcida e Competição - trazem como protagonistas jogadores dos principais times paulistas - Neymar do Santos, Pierre do Palmeiras, Dentinho do Corinthians e Cicinho do São Paulo. São eles que convocam suas torcidas para doar agasalhos neste ano. A ideia, conta Regina Von Christian, coordenadora da campanha, é unir as torcidas em torno de uma mesma causa: o combate ao frio.

O foco nesta edição é conseguir doações de qualidade. O jogador do Corinthians, Dentinho, ressalta que “não é legal dar um casaco que não vai ter mais como usar, rasgado”.



Kitty Bertazzi, da O2 Filmes, dirigiu estes filmes de futebol, um tema geralmente masculino. Mostra ainda como os craques enfrentaram as câmeras vestindo somente uma caixa de papelão!

“Eu tenho certeza que vai ser a melhor campanha da história”, define Pierre, do Palmeiras. Rivais no campo, os jogadores unem-se na proposta de Regina: “A Campanha do Agasalho vai sair campeã”.

Cielo | Peso Pesado

A Cielo volta à mídia para mostrar que já está preparada para aceitar os cartões da MasterCard no Brasil, além do Visa e de outras bandeiras, a partir de 1º de julho. A empresa, líder do setor de meios de pagamento eletrônico no Brasil, também reforça alguns dos seus diferenciais como liderança, abrangência, expertise, confiança e alta performance. Criado pela Y&R, o filme “Halterofilistas” faz um paralelo com o esporte olímpico e endossa os atributos da Cielo na hora de operar como credenciadora multibandeira.


Club Social | Embalagens para a Copa


A Copa do Mundo é o tema de uma ação feita pela Kraft Foods para Club Social. As já famosas latinhas da marca de biscoitos ganharam uma versão com quatro opções referentes ao torneio de futebol. A promoção oferece a lata para o consumidor mediante a compra de dois multipacks de 150g e um de 112g. A iniciativa acontece em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Santa Catarina, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Beach Park 25 anos | Mergulhe nessa festa



Neste ano, o Beach Park completa 25 anos. Seguindo o conceito “Mergulhe nessa festa”, a Verve criou uma campanha comemorativa que transmite a ideia de que o parque aquático é um lugar feito para toda a família se divertir.

O filme mostra diversos lugares do Brasil interagindo com balões e toboáguas, acompanhados de um jingle (bem chiclete, por sinal).

Hyundai | A maior vuvuzela do mundo

Com 35 metros de comprimeto, a Hyundai foi a responsável pela maior vuvuzela do mundo, instalada no topo de um prédio na Cidade do Cabo, na África do Sul.


Volkswagen | Fast Lane


A Volkswagen já falou que é mais divertido subir de escada normal do que a versão rolante, em uma das campanhas mais marcantes dos últimos anos.

Seguindo a mesma linha, agora eles mudam de discurso para lançar o Polo GTI: é melhor escorregar pelo tobogã do que usar a escada, ou então um carrinho de supermercado equipado com skate, e até um elevador que faz barulho de foguete.

A criação é da DDB Estocolmo.


Toy Story 3 | Animação volta às telonas após 11 anos


Foram 11 anos de espera e mais de 92.854 storyboards, mas esta semana a espera chega ao fim. Toy Story 3 chega aos cinemas do mundo todo

Nas vozes de Tom Hanks, como Woody, e Tim Allen, como Buzz, os brinquedos favoritos de Hollywood voltam a ativa com novos personagens e enredo mais maduro.

Do mesmo jeito que o tempo passou para os fãs, os anos também mudaram no filme dos estúdios Pixar. Andy já não é mais um menino e está a caminho da faculdade, mesmo assim não quer jogar fora seus companheiros de infância no lixo, mas isso não evita que Buzz, Woody e todos os demais sejam enviados, por engano, para uma creche.

Ambiente que de dia é uma escola, mas a noite vira algo como uma Alcatraz para brinquedos (aliás, a prisão verdadeira serviu como inspiração para os animadores, que fizeram até visitas ao ambiente sombrio).

Como de costume dos filmes da Pixar, Toy Story 3 não poderia ficar sem easter eggs:

- Algumas das peças de arte, penduradas no quarto de Andy, foram realmente feitas pelo coordenador de arte, Enrin Magill, enquanto ele estava na escola;

- Andy possui uma bandeira com as letas PU, uma referência a Pixar University, um programa de desenvolvimento profissional para os funcionários dos estúdios;

- Estão escondidos no quarto de Andy alguns dos novos personagens de “Carros 2″;

- Sid, o vizinho que adorava destruir brinquedos, aparece em Toy Story 3 e é dublado por Erik Von Detten, que com 13 anos fez a voz do mesmo personagem em Toy Story;

- Todos os personagens foram redesenhados e ganharam mais detalhes, como Woody (agora possui 229 pontos de animação no rosto) e Buzz (com 215 pontos);

- A versão de Ken usada em Toy Story 3 é de 1988 e a Barbie é de 1983;

- Buster, cachorro bassê de Andy, também está mais velho e agora possui até alguns pêlos grisalhos.

Para completar esta série de curiosidades sobre a produção de Toy Story 3, acima você confere uma galeria de imagens com os bastidores da produção, com momentos como a aprovação dos cartazes, Tom Hanks no estúdio de som, os bonecos de Andy e do urso Lots e um dos primeiros croquis de Woody.

Abaixo você confere um vídeo com algumas das publicidades feitas para televisão.


quarta-feira, 16 de junho de 2010

1284 | O último Gol do Pelé


A Vivo nos apresenta este lindo filme.

Uma bela homenagem a Pelé, em um curta de quase 8 minutos para ver o Rei do Futebol marcar seu último gol. Criação da Young & Rubicam e produção da O2 Filmes.


Gillette Mach 3 | Elevador Peludo


Por que criar um anúncio, quando é possível criar uma experiência?

E foi isso que a Gillette criou para promover o seu Gillette Mach 3 e reforçar a ideia de que 98% das mulheres preferem um homem barbeado: cobriu as paredes de um elevador, com pelos artificiais e deixou a porta “lisinha”, adesivada de forma a parecer com a pele do rosto de um homem.


A criação é da Ponto de Criação. Excelente!

Companhia Athletica | Calendário Motivacional


A Companhia Athletica percebeu que muitos de seus alunos não estavam motivados no dia-a-dia dos exercícios físicos.

E para animá-los, mostrando que a perda de peso é consequência da frequência de exercícios durante alguns meses, a agência DM9DDB criou um calendário que mostra a silhueta de um homem ou de uma mulher que vai diminuindo conforme cada folha (mês) vai sendo retirada.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Tintas Levis | Ação de ambiente


O uso de objetos urbanos é a máxima das ações de ambiente. E os postes de luz sempre estão na lista criativa.

A agência holandesa George King seguiu a fórmula e criou essa instalação que usa ilusão de ótica para divulgar a marca de tintas Levis, pertencente a multinacional AkzoNobel (dona da Coral).

TAM Cargo | Business Card


Cartões de visitas que de cara passam a mensagem da empresa de forma criativa e objetiva são maravilhosos. E esse da TAM Cargo (especializada em entregas urgentes e transporte aéreo de cargas em geral), braço de logística da TAM Linhas Aéreas é um excelente exemplo. O cartão vira uma pequena caixinha de transporte. Simples!

A criação é da Y & R Brasil.

Project Green Apple | iPad é derretido com maçarico

Um dos produtos tecnológicos mais cobiçados hoje, sem dúvida alguma é o iPad. Por isso as cenas a seguir podem fazer muitas pessoas terem um ataque do coração.

É que um grupo chamado “Project Green Apple” criou um vídeo de protesto onde mostra um iPad sendo derretido por quatro maçaricos, alegando que a Apple reutiliza componentes inutilizados no processo de reciclagem.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Universal Studios | King Kong 3D

Para promover o novo filme King Kong 3D, a agência americana David&Goliath criou um marketing de guerrilha para a Universal Studios com diversas pegadas de gorila na areia da praia de Santa Mônica nos Estados Unidos.


A atração foi desenvolvida em tecnologia 3D em 360 graus, incluindo outras sensações além das visuais. Abaixo ainda é possível ver um veículo do carro de salva-vidas como estivesse sido esmagado pela pisada do King Kong.

Eu que fiz | Logo da Copa 2014


Mais um logotipo recebido para a Copa de 2014. Este foi criado pelo designer Gustavo Reinaldo Mendes.

PipoKopa | A pipoca da Kopenhagen


Em edição limitada, a Kopenhagen, uma das mais tradicionais chocolaterias brasileiras, lança, especialmente para a Copa do Mundo 2010, uma pipoca gourmet, coberta com chocolate ao leite.

A PipoKopa é de canjica coberta com o exclusivo chocolate ao leite Kopenhagen. “Como a maioria dos torcedores come snacks enquanto assiste aos jogos, a intenção foi inserir algo doce e de grande aceitação nessa reunião entre amigos”, afirma Orlando Glingani gerente de marketing e inovações da marca e criador da iguaria.

Durante o mês da Copa será possível encontrar o snack doce, em embalagem de 200g por R$ 19,90. O produto vem em um copo de pipoca listrado, característico das clássicas pipocas de cinema, em uma impressão especial fosca e reserva de verniz.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sapporo | Legendary Biru


Você já deve ter visto dezenas de comerciais com linha de produção de cerveja, mas nenhum como esse da japonesa Sapporo.

O filme é uma jornada em tomada única por toda a herança cultural do Japão, construída através de fotografia, efeitos digitais e ilustração 2D.

Um trabalho em conjunto da Dentsu Canada e das produtoras Sons & Daughters e Crush.

Nokia N8 | O melhor futebol do mundo

O tema da vez é futebol e copa do mundo, e não se fala em outra coisa, destaca-se quem consegue explorar o mesmo tema de maneira diferenciada, é o caso Nokia N8.

Por que não trazer a tona o futebol de mesa? A Nokia teve essa ótima sacada para divulgar o Nokia N8 e, ao mesmo tempo, associar a marca com o assunto do momento de uma forma diferenciada. O viral “Nokia’s N8 Foosball Fever - Greatest match ever played?” mostra um grupo de amigos talentosos envolvidos no “melhor jogo da história”.

O mais legal é que eles fazem jogadas mirabolantes que você provavelmente nunca pensou que um bonequinho de pebolim seria capaz. Ao final do filme, dá para rever essas jogadas inclusive em câmera lenta e tentar aprender. Todas elas gravadas pela câmera do Nokia N8, claro.


Eu que fiz | Logo da Copa 2014


Aí está o segundo logotipo enviado através da proposta que lançamos aqui no blog. A criação é do designer gráfico Evandro Martins.

Coca-Cola | Versão original do vídeo da Copa do Mundo

Com certeza você já viu o comercial brasileiro. Porém, o vídeo abaixo trata-se da versão original do filme da Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2010.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Porque contratar uma agência de publicidade?

Navegando pelo Twitter, encontramos este post que explica a importância de uma agência de publicidade para o sucesso da empresa. Além disso, estabelece as diferenças entre marketing, design, publicidade e propaganda. Ou seja, leitura obrigatória para quem acha que propaganda é algo supérfluo para os negócios.


Anunciar através de serviços profissionais nunca será um gasto e sim, sempre será um investimento. Pense bem: sua campanha será vista por milhares ou até milhões de pessoas e as peças vão impactar todas elas de alguma forma. E é aqui que a qualidade faz a diferença. Enquanto o “micreiro” vai colocar o máximo de informações em um outdoor ou busdoor, a agência saberá como se comunicar com eficiência e conquistar o público-alvo em menos de dez segundos.

Juntando a vontade de economizar dos empresários e a facilidade em encontrar pessoas dispostas a criar anúncios sem conceitos facilitam a espalhar a idéia que muita gente tem de que propaganda é algo dispensável. Se a Nike, Adidas, Coca Cola e outras marcas gigantes pensassem assim, certamente elas estariam mortas nas mentes e corações do público nos dias de hoje.

Se você é empresário, é bom lembrar que:

O micreiro não sabe criar posicionamento o produto que ele está anunciando;

O sobrinho-que-mexe-no-Corel-Draw não entende de diagramação e outros elementos essenciais para uma boa Direção de Arte;

O seu amigo que “quebra um galho” criando o folder da sua empresa não tem idéia de como criar um texto publicitário e não vai se importar com eventuais erros gramaticais;

A sua “eugência” vai veicular os seus anúncios nos meios que ele conhece, sem se importar com o seu público-alvo;

O bom e velho ditado “o barato sai caro” também deve ser seguido por aqui.

Por isso, é muito bom ouvir o cliente da minha agência comentar que mudou a imagem que tinha sobre publicidade ao ver as inscrições do colégio aumentar em relação ao ano passado e elogios dos pais, alunos e outras pessoas ao material criado por mim e pelos meus sócios. Antes, ele pensava que veicular propaganda era desperdício por não observar os efeitos dele no colégio. Logicamente, o responsável pelo material era alguém que “mexia no computador”.

Resumindo: publicidade de qualidade é o melhor fermento para qualquer empresa.

Tame Equador Lines | Desporto, tradição, cultura e arte










Excelente campanha para a companhia aérea Tame Equador Airlines. Uma ideia da agência Facultad com uma criação centrada em: desporto, cultura, tradição e música.

Claro | Ronaldo no Twitter durante a Copa do Mundo


Desde o mês passado, a operadora de telefonia Claro contratou o jogador Ronaldo como garoto propaganda da marca em ações relacionadas ao futebol em 2010. O "fenômeno" que não foi convocado para Copa do Mundo na África, vai utilizar o Twitter para dar sua opinião sobre os jogos. Com isso, o perfil da Claro foi alterado - até o final da Copa - @ClaroBrasil para @ClaroRonaldo, endereço que passou a ser oficial do jogador.

Outra estratégia mercadológica adotada pela marca foi o lançamento do "Plano do Ronaldo". Trata-se de uma versão customizada do plano Sob Medida, lançado em abril, que permite ao usuário personalizar as quantidades de minutos, de ligações, de tráfego de dados e torpedos.

Coca-Cola | O Boneco Gigante

Indiscutivelmente eventos grandiosos como a Copa do Mundo ou as Olímpiadas, são oportunidade ímpares para as marcas se promoverem. A Coca-Cola é mestre nisso.

Um bom exemplo é essa nova instalação situada em Joanesburgo na África do Sul, desenvolvida pela empresa Animal Farme que usou mais de 2500 caixas (engradados) de Coca-Cola para criar um boneco gigante (chamado Cratefan) de 16,5 metros de altura e cerca de 25 toneladas de peso.



terça-feira, 8 de junho de 2010

Eu que fiz | Logo da Copa 2014


Este é o primeiro logo recebido pela proposta que lançamos aqui no blog sobre criar a marca da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

O criador é o publicitário Thiago Amaral, que descreveu o seu conceito abaixo:

"O conceito que desenvolvi foi o da maior paixão nacional, o futebol. No Brasil, conhecido mundialmente como o país do futebol, a paixão por este esporte é mais latente. O logo é a síntese desse sentimento. Sentimento de vários povos e culturas mesclados para torcer pelo Brasil em uníssono grito. A silhueta de um garoto - e não a de um homem adulto - é a expressão única que essa paixão começa desde cedo e em cada canto do país. A paixão está dentro de nossos corações e nos une numa só nação."

Mande a sua também. Estamos esperando. :)

iPhone 4 | Vídeo promocional

Steve Jobs anunciou ontem (mesmo que sem muito alarde com o design devido ao caso do aparelho esquecido num bar) o novo iPhone 4 com inúmeras melhorias e diversas funcionalidades, como o FaceTime (que permite vídeo conferência) e o Display Retina (que melhora significamente o contraste das imagens).

Abaixo o vídeo promocional do novo “brinquedo” da Apple:


Riachuelo | Dia dos Namorados

Um clima romântico e lúdico apresenta a campanha da Riachuelo para o Dia dos Namorados. A rede - uma das maiores varejistas de moda do país - reafirma sua forte estratégia de comunicação e apresenta mais uma grande campanha estrelada por Ivete Sangalo. A grande novidade é a parceria com o estilista Marcelo Sommer, que desenhou uma coleção para a marca Pool exclusivamente para a data. Para a divulgação, a rede criou peças impressas e eletrônicas especiais que destacam infinitas sugestões de presentes para os casais.

Demonstrando o espírito da campanha, o catálogo - que tem um formato diferenciado de grande impacto visual - traz Ivete Sangalo com seu namorado, Daniel Cady, na capa e em alguns dos editoriais de moda. Rodado num parque de diversões, o filme apresenta a cantora e outros casais curtindo certo romance, enquanto as sugestões são mostradas. A trilha sonora é exclusivíssima: uma versão especial de "Na Base do Beijo" para a Riachuelo.

Entre as ações programadas, a empresa destaca a customização do site para a data, envio de e-mail marketing aos clientes cadastrados, YouTube, materiais de PDV e veiculação na TV Riachuelo - canal com conteúdo exclusivo transmitido em todas as lojas da rede. A vigência desta campanha é de 25 de maio a 12 de junho.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Diário do Pará | Malucos da Copa


O jornal Diário do Pará está com uma promoção muito divertida em clima total da Copa do Mundo.

De 6 a 20 de junho, diariamente, o jornal encarta os Malucos da Copa. São 15 paper toys para as pessoas colecionarem. Basta recortar, colar e montar. Uma promoção super divertida e inédita!

Ainda tem um hotsite com a cobertura completa do evento mais emocionante do ano: www.diarionacopa.com.br

A campanha foi criada pela agência paranaense Doma Design.

Infográfico | As redes sociais mais populares do Brasil


Com o fim da enquete que fizemos aqui no blog (como você pede ver ao lado) divulgamos esse infográfico muito legal.

Na edição n° 628, a Revista Época publicou o infográfico com informações interessantes sobre as principais redes sociais (mídias sociais) que fazem sucesso no Brasil, mostrando quais estão consolidadas, em ascensão, estagnadas e decadentes.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Eu que fiz | Logo Copa 2014


Há exatamente uma semana para o início do evento mais esperado do ano, o clima que nos cerca já é de total ansiedade. E essa semana ficamos conhecendo o logo da Copa de 2014 que será realizada aqui no Brasil.

O assunto gerou tanta polêmica que virou até um dos assuntos mais comentados do Twitter e deixou muita gente revoltada. O fato é que quanto mais gente representada por uma marca, mais polêmica ela é. Então, este que é um blog de/para designers, publicitários, comunicadores e simpatizantes tem então uma proposta. Vamos criar uma galeria com a nossa concepção do que seria um bom logotipo para a Copa aqui no Brasil. O que acham?

Isso não é um concurso, nem vai te dar prêmios. Nossa intenção é ilustrar a opinião de todos, botar no papel as nossas alternativas e mostrar que sabemos fazer design. Vale levar a sério e fazer piada, mas cuidado com a agressividade da imagem. A gente sabe que futebol é capaz de alterar os ânimos.

Fuma menos um cigarro, toma menos um café, e manda uma imagem pra gente pelo blog@sixonmidia.com.br. A gente vai colocando aqui. Vale trabalho anônimo, mas também vale trabalho com link para o portfólio. Encare como uma forma de divulgar seu trabalho colocando sua criatividade e profissionalismo em exercícios. Encare também como um desafio de mostrar que o design em terras tupiniquins é tão bom quanto o dos estrangeiros. Uma boa oportunidade também para quem é estudante dos cursos de Publicidade e Design.

Aproveita, a gente vai atualizando com os trabalhos enviados e no final faremos uma enquete para eleger o melhor logotipo. Mãos a obra!
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