sexta-feira, 26 de março de 2010

Unilever | Uma marca que significa tudo

A Unilever é uma empresa que possui inúmeras marcas de produtos ao redor do mundo. As marcas são de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, produtos para higiene pessoal, entre outras. Ela emprega cerca de 206.000 pessoas no mundo todo, e algumas de suas marcas mais famosas por aqui são: Kibon, Seda, Omo, Rexona, Surf, Lipton, Lux, Knorr, Maizena, Hellmann’s, Fofo, Dove, Comfort, Close up, Arisco e Ades.

Em 2005, a empresa decidiu mudar seu logo para representar um novo momento e coincidir com o aniversário de 75 anos. Essa tarefa foi designada à empresa Wolff Olins. O novo logo, mantém as características da versão antiga (desenhada em 1967). Ele continua com um “U” estilizado com assinatura embaixo, mas o importante nessa mudança é o significado que o logo ganhou.

Com 25 símbolos, todos ligados à produtos ou à vida. A Unilever conseguiu representar sua grandeza. Esse novo logo, é formado por vários símbolos, cada um com o seu significado. Eles são organizados de tal maneira que se encaixam e se completam, o que a Unilever conseguiu com isso? Um ícone que representa “tudo”. Além do “U” com muitos significados, a tipografia do nome também mudou. Passou de uma fonte com serifa para uma fonte manuscrita que reflete as curvas e formas dos 25 símbolos.

Veja abaixo uma lista com o significado de cada um deles.


Sol: Toda vida começa com o sol. Símbolo supremo da vitalidade, representa várias de nossas marcas.





Abelha: Representa a criação, a polinização, o trabalho árduo e a biodiversidade.




Cabelos: Um símbolo de beleza e boa aparência. Ao lado da flor, evocam limpeza e fragrância. Próximo à mão, representam maciez.




Molhos ou margarinas: Representam mistura ou preparo. Sugere combinação de condimentos e adição de sabor.




Chá: Uma planta ou extrato de uma planta como o chá. Também simboliza cultivo e plantio.






Partículas: Uma referência à ciência, bolhas e efervescência.






Congelado: A planta simboliza o frescor, o floco de neve representa congelamento. Um símbolo de transformação.



Onda: Simboliza limpeza, frescor e vigor, tanto na higiene pessoal quanto num ícone de lavanderia (com a camisa).





Líquido: Uma referência à água limpa e à pureza.




Recipiente: Simboliza a embalagem. Um pote de creme associado a cuidados pessoais.





Roupas: Representam roupas recém-lavadas e boa aparência.





Coração: Um símbolo de amor, cuidado e saúde.




DNA: A hélice dupla, o mapa genético da vida e um dos símbolos da biociência. É a chave para uma vida saudável.



Mão: Um símbolo de sensibilidade, cuidado e necessidade. Representa a pela e o toque. Flor: Representa a fragrância. Quando vista com a mão, representa hidratantes ou cremes.





Palmeira: Uma fonte nutritiva de recursos, também é um símbolo do paraíso.





Colher: Símbolo de nutrição, de experimentar sabores e cozinhar.




Tigela: Uma tigela de comida com aroma delicioso. Também representa uma refeição pronta, uma bebida quente ou uma sopa.





Especiarias e sabores: Representam pimenta ou ingredientes frescos.




Peixe: Representa alimento, o mar ou a água fresca.





Brilho: Limpo, saudável e cintilante de energia.





Pássaro: Um símbolo da liberdade. Sugere alívio das tarefas diárias e poder aproveitar da vida o que ela tem de melhor.




Reciclar: Parte do nosso compromisso com a sustentabilidade.





Lábios: Representam beleza, boa aparência e paladar.






Sorvete: Um agrado, prazer e diversão.



Fontes: www.unilever.com.br, www.underconsideration.com

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

Veja Também with Thumbnails