quarta-feira, 24 de março de 2010

Propaganda | A Lei do Photoshop


A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que sugere que anúncios publicitários com imagens manipuladas no Adobe Photoshop tragam o seguinte aviso: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

Quem desobedecer a "Lei do Photoshop" - caso ela seja aprovada - teria que pagar multa de até R$ 50 mil. Para o deputado pemedebista, o objetivo é "acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade". Segundo o site do IDG Now, uma das fontes deste post, o projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Não é muito difícil escolher um lado do muro, já que existem bons argumentos para os mais fervorosos. De um lado, afirma-se que as coisas estão ficando escrachadas demais. Por outro, seria mais uma advertência que poluiria o anúncio.

Nossa opinião: vivemos tão bem sem esse tipo de alerta, além do mais, ninguém é bobo a tal ponto de acreditar nessas maquiagens. Pelo amor de Deus, as pessoas sabem das coisas. Elas gostam de saber. Existem leis muito mais importantes para serem criadas que essa, concordam?

2 COMENTÁRIOS:

João Paulo Guimarães disse...

na minha opinião o deputado deveria parar de asssistir fashion tv e começar a olhar pelas pessoas que votaram nele. Esse tipo de iniciativa é coisa de gente burra e sem objetivo. Tem cabimento isso?

Anônimo disse...

é

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