quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Use e se lambuze [?]


Criado pela agência Opus Múltipla para a grife de roupas infantis Lilica Ripilica, o anúncio em outdoor fez parte da campanha de lançamento da coleção Outono/Inverno de 2008. E o que era para ser um inocente convite às vaidosas meninas, transformou-se em denúncias de cidadãos ao Ministério Público do Estado do Paraná. A infeliz frase "Use e se lambuze", somada à sutil pose sensual da garota gerou a faísca suficiente para incendiar a indignação das pessoas. Obviamente o CONAR exigiu que os painéis fossem retirados imediatamente das ruas.

A agência ainda tentou se explicar, comunicando em nota que em nenhum momento tiveram a intenção de insinuar uma leitura sensual dos anúncios. “Lamentavelmente, fomos ingênuos em trabalhar o tema da coleção, que fazia alusão ao universo clássico do chá das cinco britânico, com seus irresistíveis doces. Tema que está presente nas roupas, por meio de aviamentos em forma de confeitos, na campanha publicitária e até nos desfiles que a marca realiza. A ideia foi adicionar um toque infantil ao tema, mostrando as crianças com as bocas lambuzadas pelos doces, num gesto típico e inocente das crianças. Nesse sentido, a frase escolhida apenas reforça o lado ‘brincadeira’ de uma cena aparentemente adulta. ‘Use e se lambuze’ teve o único propósito de sugerir que as crianças podem usar as roupas, sem deixar de ser crianças, podendo brincar e até se sujar com elas. Nosso erro foi o de não prever a malícia na cabeça das pessoas e as possíveis leituras que poderiam ser feitas a partir de uma mensagem simples e direta".

A Lilica Ripilica, marca do Grupo Marisol - que tem mais de quatro décadas de vida -, é claramente posicionada no mercado brasileiro como símbolo de status. Diria até que é a preparação que a criança de classe AB recebe para a vida recheada de roupas caras e ajustadas às tendências da moda. E não tiro o mérito dos esforços de comunicação que a marca executa com extrema habilidade. Quando entro em uma das lojas da Lilica&Tigor percebo que muita coisa ali dentro é friamente calculada, os recursos são muito bem trabalhados para incentivar as pessoas a pagar 350 reais em um pequeno pedaço de tecido.

Por isso, um deslize como esse na comunicação é realmente perigoso e notável para um público tão leal. Serve para entender o poder que tem um conceito mal discutido, já que isso é uma clara falta de tato - no bom sentido, é claro.

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