Já o Marketing, exige ainda mais sutileza na abordagem - desde o treinamento da equipe de contato com o cliente até o anúncio que sai na revista. É um cuidado que ainda vira-se para o público heterossexual, que tende a não aceitar bem o fato de adquirir o produto de uma marca 100% gay. Pelo que tenho visto, esse não parece ser o caso da Tecnisa, que apesar do apelo, tem apenas 12% das vendas vindas desse novo público. A questão é que a estratégia já rende frutos, e o posicionamento inovador dentro de um segmento tão tradicional já foi até citado em um dos livros de Philip Kotler: Princípios de Marketing.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
O posicionamento Gay Friendly da Tecnisa
Já o Marketing, exige ainda mais sutileza na abordagem - desde o treinamento da equipe de contato com o cliente até o anúncio que sai na revista. É um cuidado que ainda vira-se para o público heterossexual, que tende a não aceitar bem o fato de adquirir o produto de uma marca 100% gay. Pelo que tenho visto, esse não parece ser o caso da Tecnisa, que apesar do apelo, tem apenas 12% das vendas vindas desse novo público. A questão é que a estratégia já rende frutos, e o posicionamento inovador dentro de um segmento tão tradicional já foi até citado em um dos livros de Philip Kotler: Princípios de Marketing.
SKY HD: Adeus baixa definição
Dicas de um Bom Portfólio
Quem contrata um publicitário sabe que um bom portfólio conta muitos pontos a favor do candidato. Por isso, na hora de preparar o seu, preste atenção em alguns detalhes importantes:
Mantenha o foco no cargo desejado: Se você deseja atuar como redator, não adianta colocar peças com uma excelente direção de arte porém sem texto. Se o cargo pretendido é direção de RTV, não adianta um monte de peças impressas. Se a pretensão é trabalhar com planejamento, relate junto com os anúncios a forma como você atuou na campanha. E por aí vai.
Seja objetivo: Separe apenas suas peças principais. Não encha o portfólio com peças pouco expressivas apenas para fazer volume. Comece sempre pela mais impactante. Para saber qual o seu melhor anúncio, peça aos seus amigos (prováveis consumidores do produto em questão) que opinem sobre eles e elejam o melhor. Lembre-se que sua opinião nem sempre é a mais indicada: o importante é a opinião do consumidor que será alvo do anúncio.
Procure adequar seu material às necessidades da empresa: Se a agência para a qual você enviará seu portfolio é especializada no mercado imobiliário e você já produziu anúncios neste segmento, dê mais destaque a eles. Caso não tenha peças no segmento específico, procure selecionar por ramo de atividade (anúncios de varejo, prestadores de serviços, publicidade institucional, profissionais liberais, etc)
Tenha uma versão on-line: Hoje em dia é cada vez mais comum as empresas contratarem pela internet. Por isso, é indispensável que você tenha um portfólio na rede, evitando assim entupir a caixa de e-mails de quem está fazendo a seleção.
Agora é colocar a mão na massa e montar o seu. Boa sorte!
Fonte: www.vitrinepublicitaria.net
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Marketing de Guerrilha - Se7e
Faber Castel
Aqua Notes – Anotando suas idéias até mesmo debaixo d’água
O que você acha de anotar suas idéias até mesmo debaixo d’água? Essa é a proposta do Aqua Notes, um bloco de notas impermeável.
Além de uma ótima idéia, o produto ainda tem uma grande preocupação com o meio ambiente, pois são recicláveis e as páginas são impressas com tinta à base de soja.
O pacote com 40 folhas e o lápis especial custa apenas US$ 6,99. Agora se você está duvidando da qualidade do inovador produto, basta assistir o vídeo abaixo e entender como ele pode ser interessante.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Novo logo da MTV
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Flamengo é o clube com a marca mais valiosa do Brasil
Um estudo publicado recentemente pela consultora financeira Crowe Horwath RCS mostra os 12 clubes mais valiosos do futebol brasileiro. O ranking é produzido de acordo com o quanto vale a marca de cada time. Para a elaboração do estudo foram levadas em conta as receitas geradas pelas instituições entre 2003 e 2008.
O Flamengo ficou no topo do ranking, isso antes mesmo de ter faturado o Brasileirão do último ano. A previsão é de que o clube fature ainda mais após o título. A marca do Rubro-negro carioca está estimada em R$ 568 milhões. Corinthians e São Paulo completam o "top 3" da lista.
Os 12 clubes mais valiosos do Brasil (em 2009):
1. Flamengo – R$ 568 milhões (226 milhões de Euros)
2. Corinthians – R$ 563 milhões (225 milhões de Euros)
3. São Paulo – R$ 552 milhões (221 milhões de Euros)
4. Palmeiras – R$ 420 milhões (168 milhões de Euros)
5. Internacional – R$ 231 milhões (92 milhões de Euros)
6. Grêmio – R$ 214 milhões (85 milhões de Euros)
7. Cruzeiro – R$ 139 milhões (55 milhões de Euros)
8. Santos – R$ 135 milhões (54 milhões de Euros)
9. Vasco da Gama – R$ 122 milhões (48 milhões de Euros)
10. Fluminense – R$ 109 milhões (43 milhões de Euros)
11. Botafogo – R$ 97 milhões (38 milhões de Euros)
12. Atlético Mineiro – R$ 92 milhões (36 milhões de Euros)
Paris Hilton estrela reposicionamento da Devassa
O filme veiculado em horário nobre mostra um fotógrafo atraído por uma vizinha estonteante. Ele faz várias imagens com sua câmera, captando as poses sensuais da moça. No final do comercial, o telespectador é convidado para acessar o site (assista o filme mais abaixo).
No endereço da internet, mais mistério: “Ela está chegando. Ela é bem misteriosa. E vai deixar você bem curioso. Bem Famosa! Todo mundo participando e querendo descobrir”. Além disso, dava algumas dicas “para os que já estão bem ansiosos”, como “ela já teve o cabelo escuro” ou "ela é bem baladeira".
Junto da mensagem, o site pede que o internauta poste mensagens no Twitter com a hashtag #bemmisteriosa e promete que a cada tweet a moça vista no site por um buraco de fechadura se revela mais.
Até o início da noite de terça, 9, a conta já passava de 35 mil tweets, fazendo da hashtag uma das líderes do ranking brasileiro do Twitter, chamado de trending topics – e, por outro lado, gerando uma onda de insatisfação, expressa pela hashtag #bemmisteriosafail.
Todas as pistas apontam para a modelo Paris Hilton, que teria recebido nada menos que US$ 700 mil para estrelar a campanha de reposicionamento da cerveja Devassa, criada pela Mood, com estratégia digital da ID\TBWA.
O plano do Grupo Schincariol incluiria a transformação do tradicional Camarote Nova Schin em Camarote Devassa. Chamado de “Espaço Schin” para manter o sigilo da ação, o projeto será revelado nesta quarta, 10, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. Estarão presentes os principais executivos do anunciante, incluindo o presidente Adriano Schincariol, o diretor de marketing Luiz Cláudio Taya e o vice-presidente comercial Johnny Chi Wei.
Criada no Rio de Janeiro no ano 2000, a marca Devassa foi comprada pelo Grupo Schincariol em agosto de 2007, em um negócio estimado em R$ 30 milhões.
Coca-Cola fatura R$ 17 bi em 2009 e cresce 4%
Os investimentos previstos pela companhia para 2010 são de R$ 2 bilhões, cifra que supera em 14% os valores do ano anterior; e que fazer parte dos R$ 11 bilhões previstos para os próximos cinco anos.
Investimentos da Coca-Cola no Brasil nos últimos sete anos:
2004 - R$ 550 milhões
2005 - R$ 710 milhões
2006 - R$ 750 milhões
2007 - R$ 1,3 bilhão
2008 - R$ 1,5 bilhão
2009 - R$ 1,7 bilhão
2010 - R$ 2 bilhões
Informações: m&m Online
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Help Haïti
iG. Por que não?
Use e se lambuze [?]
A Lilica Ripilica, marca do Grupo Marisol - que tem mais de quatro décadas de vida -, é claramente posicionada no mercado brasileiro como símbolo de status. Diria até que é a preparação que a criança de classe AB recebe para a vida recheada de roupas caras e ajustadas às tendências da moda. E não tiro o mérito dos esforços de comunicação que a marca executa com extrema habilidade. Quando entro em uma das lojas da Lilica&Tigor percebo que muita coisa ali dentro é friamente calculada, os recursos são muito bem trabalhados para incentivar as pessoas a pagar 350 reais em um pequeno pedaço de tecido.
Por isso, um deslize como esse na comunicação é realmente perigoso e notável para um público tão leal. Serve para entender o poder que tem um conceito mal discutido, já que isso é uma clara falta de tato - no bom sentido, é claro.
SOS Mata Atlântica | Economize árvores
Salve - A água mineral responsável
Água com gás, sem gás, ionizada, aromatizada, não importa. Todas são H²O, porém uma delas merece real destaque.
Lançada pela Acqua Incorp. e com embalagem e marca (incluindo produto, naming e identidade) desenvolvidas pela consultoria de marcas À la carte, a água mineral Salve não possui seu diferencial no produto, mas sim, em sua filosofia.
Isso porque a cada unidade vendida do produto, são destinados R$ 0,20 para o Instituto Criar. Transformando, de acordo com a própria À la carte, o simples ato de comprar uma garrafa d’água em um movimento coletivo, que ajuda a transformar vidas.
Uma iniciativa que realmente consegue transformar não apenas a experiência com uma garrafa d’água (já que são cinco embalagens diferentes, cada uma apoiada em um conceito da empresa – Água, Educação, Planeta, Pessoas e Instituto Criar), mas também ajudar no meio ambiente e em projetos sociais.