sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Reflexões sobre alguns slogans

A publicidade e o marketing das corporações, através de imagens, símbolos e frases de efeito buscam captar os sentimentos do consumidor para que este desenvolva o gosto por determinada marca. Cada marca cria a sua própria “mitologia”, com seu próprio repertório de imagens a projetar valores, provocar sensações, estimular emoções e associações com a sua marca.

Vejamos alguns slogans do discurso publicitário:

1. REDE GLOBO

“Globo... a gente se vê por aqui".

Pressupomos que, ao proferir esse tipo de enunciado, a emissora consegue infiltrar em todos os aspectos e esferas da vida dos indivíduos. Sejam eles de classe social, de estilo de vida ou de cultura. Afinal, “Globo... a gente se vê por aqui”... seja na periferia, num bairro nobre ou onde quer que esteja.

2. SKY

“Vai dizer que TODO MUNDO tem SKY menos você?”

Este tipo de discurso possui um forte apelo de nível interpessoal nos indivíduos, ao considerar grupos de referência, personalidades e líderes de opinião na possibilidade de influenciar a consumir serviços com a marca SKY. Afinal, se “todos tem SKY”, por que você também não tem?

3. CARRO DA FIAT “STILO”

“STILO...ou você tem ou não tem...”

Eis um exemplo de slogans de um marketing bastante “agressivo”. Um tipo de discurso que opera a nível individual “jogando” com necessidades, percepções e atitudes dos indivíduos. Dessa forma, ao consumir a marca STILO o indivíduo estaria agora, supostamente, em posse de um estilo próprio de ser e de viver. Caso contrário, estaria excluído de um estilo oferecido pela marca.

4. CAMPANHA DA VISA

"Visa... Porque a vida é agora“.

O slogan faz um convite, o que pode se entender como uma espécie de apelo aos indivíduos para viver o momento presente. Aqui, nem o passado e nem o futuro não interessam. O que conta é o presente. Afinal, se o indivíduo dispõe de um cartão Visa ele deve, portanto, aproveitar as possibilidades de consumo de momento. O trabalho árduo do passado para conseguir o crédito de que se dispõe deve ser esquecido e, tão pouco deve-se preocupar com endividamentos futuros. A vida é agora!

5. NIKE

“Just do it!” que significa: “Apenas faça-o!”

Este pode ser considerado um dos sistemas de marketing mais persuasivos. Como se referia o publicitário Nizan Guanaes antes, esse discurso Nike possui um tom “doutrinador” uma vez que “ordena” o indivíduo a “apenas fazer” o que lhe é solicitado. Procura, dessa forma, “anular” o pensamento e o senso crítico. Ordena que “apenas faça-o!”. Ou seja, “consuma” Nike.

6. McDonald’s

“Amo muito tudo isto!”

O McDonald’s é um dos melhores exemplos de fortalecimento de marca por uma persuasão “encoberta” ou subliminar. Com esse tipo de slogan as pessoas são “induzidas” a dizer que “ama muito tudo isso”. Independentemente de se preocuparem com a qualidade nutricional ou nível de colesterol do produto, o que importa é que a cada dia mais e mais pessoas sejam “marcadas” pela força do slogan tais como se a marca McDonalds fosse parte indispensável de suas vidas. De crianças a garotas que tem medo de engordarem são conquistadas pela sedução da marca e estimuladas a pronunciarem em alto e bom tom: “amo muito tudo isso!”.

7. COCA-COLA LIGHT

“Viva o novo!”

A emergência de uma nova exigência de padrões de consumo, como por exemplo; alimentação diets e bebidas lights, não passou despercebido sem que formas criativas e estratégias de marketing fossem pensadas. Isso é o que podemos perceber nesse slogan da coca-cola light.

Uma vez que alguns clientes poderiam não consumirem produtos tradicionais com teores de fabricação normais de gordura e açúcar, imediatamente foram pensados e divulgados novos produtos para atender essa nova categoria de potenciais consumidores. Em vez de ignorá-lo o discurso publicitário optou por proclamar as diferenças ao anunciar: “viva o novo”!

8. SCHIN

"Sabe aquele sonho que você deseja, ou seja, cerveja"

Para finalizar, temos nessa campanha da cervejaria Schin, um exemplo claro do que poderíamos considerar como uma oferta de sonhos, sensações, ilusões e emoções. A campanha apresenta uma proposta de sonho como sendo desejado pelo consumidor expresso no produto cerveja. Esse é, sem dúvida, um claro exemplo do que poderíamos chamar do “espetáculo”. Pois, no momento do comercial é apresentado um grupo de pessoas aparentemente muito felizes ao tomarem a cerveja e “esbanjarem” como se a vida toda pudesse ser levada como tal, ou seja, no esbanjamento e na diversão.

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