sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nickelodeon | Nova marca e padronização


A Nickelodeon anunciou que mudará sua marca (atualmente com diversos formatos e aplicações) para um logotipo muito mais limpo e uniforme.

De acordo com o presidente da empresa, Cyma Zarghami, a decisão foi tomada após serem colocados todos os logos dos canais sobre um mesmo cartão de visita. O resultado, nas palavras do próprio Zarghami? Uma grande bagunça!

Podemos ver um exemplo claro desta “bagunça” se analisarmos o manual da marca antiga, criada em 1984, onde quase não existe limitação para as mudanças na marca.

Em resumo, a mudança vem logo após o concorrente Cartoon Network também ter mudado a marca e mostra uma significativa melhora do design. Sem contar na nítida preocupação da padronização da marca (um dos mais importantes fatores para uma marca forte) sempre mantendo o laranja institucional para todas as aplicações. Ponto para a Nick!

WWF | Antes que seja tarde demais

Ótima peça da famosa ONG ambientalista WWF - Worldwide Fund for Nature. Criada pela agência TBWA\Paris, o anúncio é simples, original e objetivo. No minúsculo título lê-se: Before it's too late. | Antes que seja tarde demais.

Shopping UOL | Compara e acha o melhor preço da internet

A BorghiErh/Lowe criou essa eficiente peça para o Shopping UOL com o objetivo de vender o grande diferencial de quem compra pela Internet. Basicamente, o cara que senta na frente do computador e pesquisa sobre um tênis ou câmera, já foi a loja, experimentou o produto, pegou na mão e sentiu a qualidade do modelo. Além de credibilidade – é claro – a Internet vende o "P" de preço, e nada melhor para representar preço do que etiquetas iguais a essas que têm nas vitrines das lojas.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Unama | Semana de Comunicação

Boa dica da Danielle Gomes. Na próxima semana, com o tema “ Comunicação e Sustentabilidade”, acontecerá na UNAMA BR a Semana de Comunicação 2009. Palestras, oficinas e grupos de trabalho sobre os mais diversos temas relacionados à comunicação, abrangendo os interesses dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas.

Inscrições:
De 16 a 24 de agosto
Palestra+mesa-redonda+GTS: R$20,00
Oficina: R$ 30,00
Oficina+palestra+mesa-redonda+GTS: R$ 45,00
Duas oficinas: R$ 50,00
Duas oficinas+palestra+mesa-redonda+GTS: R$ 60,00
Mais informações: www.unama.br

Confira o quadro de oficinas abaixo:

Fit | Esqueça, o gosto dos homens nunca vai mudar

Anúncio que gerou muita polêmica há um tempo. A frase "Esqueça, o gosto dos homens nunca vai mudar" sob as imagens de Marilyn Monroe e outros ícones engordados geraram reclamações e a Itambé teve que se explicar. A marca chegou a dizer que as peças não tinham sido aprovadas, tendo sido veiculadas sem sua prévia autorização. O que foi publicado oficialmente é que a agência responsável queria apenas ganhar alguns prêmios com a ideia.



Sedex | Parece mágica, mas é Sedex

Mais uma campanha “pop” que merece destaque aqui no blog. Tanto os vídeos quanto as peças impressas para o Sedex agradam pela simplicidade e originalidade. Ou você vai negar que não se surpreendeu quando assistiu pela primeira vez? Pois a ideia é exatamente essa.

Criada pela Artplan para os Correios, a campanha consegue transmitir – em apenas 15 segundos - todo o benefício de um produto nobre e realmente eficiente. “Pode confiar. A gente entrega quando você precisa. Parece mágica, mas é Sedex. Mandou, chegou”. Perfeito.

Ovo:



Peixe:



Jarra:


Mizuno | Passamos pelo teste mais rigoroso que um tênis de corrida pode passar

Anúncio interessante da Mizuno com o conceito: "Passamos pelo teste mais rigoroso que um tênis de corrida pode passar". A criação é da agência Talent.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Portfólio | Inverso

Nosso primeiro anúncio institucional. Criado em All Type e com efeito inverso.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Akkar | A partir dos 18 anos, a moral da história é outra

Excelente campanha impressa da agência mineira Diferi Comunicação de Impacto para o Restaurante libanês Akkar.



quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Zoo Safari | Sinta-se no parque

Duas peças criadas pela DM9DDB para o Zoo Safari. As peças vendem brilhantemente a proposta do parque.



Artigo | Marca com slogan não é nada. Com Branding é tudo

Branding é a gestão empresarial que coloca o relacionamento entre a marca e seus consumidores, é a organização das idéias e práticas que determinam como a marca se apresenta aos seus consumidores.

O valor da marca é intangível, ela vale a percepção do público e as associações que estes tiveram e tem sobre a marca. Estas sensações e impressões são geradas à partir dos processos que asseguram o serviço, a entrega e a qualidade que estão por trás da marca.

Sua marca gera impacto, define seu produto, expressa seu negócio, é única? E como sua marca é representada através dos serviços que sua empresa oferece?

Muitas vezes é necessário rever a marca, para isso é preciso determinar suas forças e suas fraquezas e a partir daí revitalizá-la, não somente com novo slogan, mas com um novo slogan que garanta algo tangível para seu consumidor.

Os colaboradores da empresa devem conhecer a nova marca, assim como suas novas diretrizes. Este trabalho deve ser feito através de esforços de comunicação interna que envolvem palestras, informativos, workshop, etc. As principais características desta nova marca e o que ela irá remeter ao consumidor devem ser difundidos com persistência. Isso deverá garantir que todos estejam comprometidos com o novo.

Marca envolve história, reputação, imagem e deve ser produzida para pessoas. Por isso exige gestão permanente.

Tirinha | Sonho Esquisito

Tirinha cedida gentilmente por John Bogéa.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Portfólio | Logo Glam


Marca criada para o nosso mais novo cliente que está chegando ao mercado em breve.

Atendimento: Thiago Cavalcante
Criação: Bayron Alencar e Thiago Amaral
Arte final: Bayron Alencar

Lijn | Viaje de ônibus

Esse comercial é óbvio que não é brasileiro, afinal, viajar de ônibus pelas estradas do Brasil é o mesmo que pagar penitência. Mas, o que importa aqui é a ideia dessa agência para incentivar o uso dos ônibus ao invés de viajar de carro. Show!


Reflexões sobre alguns slogans

A publicidade e o marketing das corporações, através de imagens, símbolos e frases de efeito buscam captar os sentimentos do consumidor para que este desenvolva o gosto por determinada marca. Cada marca cria a sua própria “mitologia”, com seu próprio repertório de imagens a projetar valores, provocar sensações, estimular emoções e associações com a sua marca.

Vejamos alguns slogans do discurso publicitário:

1. REDE GLOBO

“Globo... a gente se vê por aqui".

Pressupomos que, ao proferir esse tipo de enunciado, a emissora consegue infiltrar em todos os aspectos e esferas da vida dos indivíduos. Sejam eles de classe social, de estilo de vida ou de cultura. Afinal, “Globo... a gente se vê por aqui”... seja na periferia, num bairro nobre ou onde quer que esteja.

2. SKY

“Vai dizer que TODO MUNDO tem SKY menos você?”

Este tipo de discurso possui um forte apelo de nível interpessoal nos indivíduos, ao considerar grupos de referência, personalidades e líderes de opinião na possibilidade de influenciar a consumir serviços com a marca SKY. Afinal, se “todos tem SKY”, por que você também não tem?

3. CARRO DA FIAT “STILO”

“STILO...ou você tem ou não tem...”

Eis um exemplo de slogans de um marketing bastante “agressivo”. Um tipo de discurso que opera a nível individual “jogando” com necessidades, percepções e atitudes dos indivíduos. Dessa forma, ao consumir a marca STILO o indivíduo estaria agora, supostamente, em posse de um estilo próprio de ser e de viver. Caso contrário, estaria excluído de um estilo oferecido pela marca.

4. CAMPANHA DA VISA

"Visa... Porque a vida é agora“.

O slogan faz um convite, o que pode se entender como uma espécie de apelo aos indivíduos para viver o momento presente. Aqui, nem o passado e nem o futuro não interessam. O que conta é o presente. Afinal, se o indivíduo dispõe de um cartão Visa ele deve, portanto, aproveitar as possibilidades de consumo de momento. O trabalho árduo do passado para conseguir o crédito de que se dispõe deve ser esquecido e, tão pouco deve-se preocupar com endividamentos futuros. A vida é agora!

5. NIKE

“Just do it!” que significa: “Apenas faça-o!”

Este pode ser considerado um dos sistemas de marketing mais persuasivos. Como se referia o publicitário Nizan Guanaes antes, esse discurso Nike possui um tom “doutrinador” uma vez que “ordena” o indivíduo a “apenas fazer” o que lhe é solicitado. Procura, dessa forma, “anular” o pensamento e o senso crítico. Ordena que “apenas faça-o!”. Ou seja, “consuma” Nike.

6. McDonald’s

“Amo muito tudo isto!”

O McDonald’s é um dos melhores exemplos de fortalecimento de marca por uma persuasão “encoberta” ou subliminar. Com esse tipo de slogan as pessoas são “induzidas” a dizer que “ama muito tudo isso”. Independentemente de se preocuparem com a qualidade nutricional ou nível de colesterol do produto, o que importa é que a cada dia mais e mais pessoas sejam “marcadas” pela força do slogan tais como se a marca McDonalds fosse parte indispensável de suas vidas. De crianças a garotas que tem medo de engordarem são conquistadas pela sedução da marca e estimuladas a pronunciarem em alto e bom tom: “amo muito tudo isso!”.

7. COCA-COLA LIGHT

“Viva o novo!”

A emergência de uma nova exigência de padrões de consumo, como por exemplo; alimentação diets e bebidas lights, não passou despercebido sem que formas criativas e estratégias de marketing fossem pensadas. Isso é o que podemos perceber nesse slogan da coca-cola light.

Uma vez que alguns clientes poderiam não consumirem produtos tradicionais com teores de fabricação normais de gordura e açúcar, imediatamente foram pensados e divulgados novos produtos para atender essa nova categoria de potenciais consumidores. Em vez de ignorá-lo o discurso publicitário optou por proclamar as diferenças ao anunciar: “viva o novo”!

8. SCHIN

"Sabe aquele sonho que você deseja, ou seja, cerveja"

Para finalizar, temos nessa campanha da cervejaria Schin, um exemplo claro do que poderíamos considerar como uma oferta de sonhos, sensações, ilusões e emoções. A campanha apresenta uma proposta de sonho como sendo desejado pelo consumidor expresso no produto cerveja. Esse é, sem dúvida, um claro exemplo do que poderíamos chamar do “espetáculo”. Pois, no momento do comercial é apresentado um grupo de pessoas aparentemente muito felizes ao tomarem a cerveja e “esbanjarem” como se a vida toda pudesse ser levada como tal, ou seja, no esbanjamento e na diversão.

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