sexta-feira, 3 de abril de 2009

Atendimento sofre

Por Thiago Cavalcante - Atendimento da Six on Mídia

No final de 2008 saiu o resultado da pesquisa que o Grupo Consultores fez com 350 executivos de empresas brasileiras sobre a imagem das agências de propaganda. Uma das perguntas era a avaliação que estes anunciantes faziam sobre a importância dos serviços que uma agência pode oferecer. O resultado mostrou que, numa escala de 0 a 10, o serviço de Atendimento, com nota 9,4, só perde para criatividade eficaz, que levou nota 9,7...

Começo minha coluna aqui no Blog da Six já com uma reivindicação: Onde está o reconhecimento do profissional de Atendimento das agências? Até quando vamos ser chamados de secretários de luxo? Diretas já! Convoco todo mundo amanhã para uma passeata pela Presidente Vargas PELADOS! Chega!

Primeiramente, dirijo minha palavra aqueles que se embolam no chão todos os dias com a gente: a Criação. É... eles mesmos nossos arqui-inimigos dentro das agências. Formam panelinhas para nos derrubar. Mas seus dias estão contados, a partir de hoje começo e exercer meu direito de expressão aqui no blog da Six. E vocês criativos, leiam com atenção e tirem suas conclusões. Eu deixo vocês arremessarem pedras, paus, pernamancas e tudo mais que estiver ao seu alcance.

Bom, vamos lá. O profissional de Atendimento pode ser comparado ao nosso querido presidente molusco: todo mundo pode fazer merda, mas no final só sobra pra ele! É meus amigos... somos nós que gastamos nosso mísero salário comprando cremes e mais cremes para deixar o nosso lindo rostinho macio, suave e perfumado para receber tabefes, porradas, socos, pontapés e voadeiras.

Égua, é serio tem cada coisa que a gente passa na mão dos nossos clientes que dava um bom roteiro de programa de Talk Show. Não falo isso pra você desistir de assumir esse papel. Pelo contrário, até o convido para ver como funciona.

Se você estiver a fim de ser Atendimento e está assustado, não se desespere. Por favor, não precisa parar por aqui, continue lendo até o final. Mas receba os meus sinceros votos: segura na mão de Deus e vai!

Atendimento é o publicitário que faz a ligação entre Agência/Cliente, Cliente/Agência, e isso não é nada fácil. Sem a nossa presença, os negócios da agência somente iam e não voltavam. Parta do princípio que tudo que vai, volta. Por isso, só para um lado nunca! Seria como cuspir para cima! Tem que ter uma ponte, o elo de ligação/integração. E isso só pode ser feito pelo Atendimento (percebi que seus olhos brilharam agora).

É preciso ter habilidade, conhecimento, jogo de cintura, jeitinho brasileiro e ser uma espécie de advogado do diabo para ser Atendimento (esse último é feio, mas é verdade). Somos quem entra em contato, quem liga e manda e-mail, quem tem que contar uma mentirinha de vez em quando, quem estremece quando não tem informação alguma para escrever no briefing, quem tem que sorrir de orelha a orelha mesmo quando a sua namorada (ou namorado) te chamou de corno em plena Estação das Docas lotada! (que fique claro, isso nunca aconteceu comigo). E no final, temos que olhar para o cliente como se ele tivesse acabado de ganhar na Megasena acumulada por 54 anos. Pegar a campanha, colocar no colo e fingir que é nosso filho, mesmo sendo filhinho do criativo.

Ai, ai. Temos que aprender a nos amar. A viver em paz e harmonia. Pelo menos tentar!

E no auge da nossa profissão, chamado de apresentação da campanha (mesmo que seja um simples folder), apertamos na tecla Pause, levantamos a bandeira branca e dividimos por alguns momentos a paternidade do guri para, de repente, aumentar a chance de aprovação da parada. Depois são eles, a Criação, que ficam com as glorificações, os aplausos, os prêmios, o know how do chefe, enquanto nós do simples Atendimento nos contentamos com a sensação do dever cumprido.

(Ah! Aquela história da passeata era brincadeira, viu)

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